quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Soberania de Deus em minha vida



"Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua." Provérbios 16:1

"O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." 
Provérbios 16:9

"A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a determinação." 
Provérbios 16:33


Nosso Deus é soberano. Não existe nada que foge ao seu controle. O homem pode fazer planos, determinações, mas a resposta da língua vem do Senhor. Mesmo que  você não saiba, mas as decisões que você toma são determinadas pelo Senhor Deus.
As vezes tentamos fugir desse assunto, mas esse texto deixa muito claro que Deus é quem determina todas as coisas. Nossa vida não está ao acaso, as coisas não acontecem por sorte ou falta dela, mas tudo acontece porque a mão do Senhor determinou antes da fundação do mundo!

Talvez se você parar para pensar nisso vai "entrar em parafuso" pensando em tudo que aconteceu na sua vida, que você imaginava que foi falta de sorte ou porque você planejou tudo corretamente, mas na realidade foi Deus quem determinou; até mesmo aquilo que pode parecer que está te fazendo mal, Deus determinou com um propósito certo para sua vida, porque Ele sabe o que é melhor para você.

Medite nisso, em tudo na sua vida, em tudo ao seu redor e você irá perceber que Deus cuida até mesmo das pessoas que estão à sua volta, até do ímpio, por causa de você. Talvez um parente ou amigo seu, um colega de trabalho que não conhece a Deus, não serve ao Altíssimo, mas mesmo assim Deus cuida dele por sua causa. Se Deus não cuidar de todas as coisas pode ser que algo atrapalhe o plano Dele para sua vida, e a palavra de Deus diz que nada pode frustrar os planos de Deus. Então, por amor a Ele mesmo e ao Seu plano, e por amor a você Deus cuida até do ímpio, para que nada atrapalhe o que Ele tem com você!

"O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal." Provérbios 16:4 Que coisa maravilhosa é saber que Deus é soberano.

Mesmo que eu caia, nem mesmo o meu pecado pode mudar o plano de Deus comigo. Ele já resolveu o problema do meu pecado enviando Seu Filho para pagá-los na cruz e o Espírito Santo para me convencer sempre que eu errar e me fazer voltar para o caminho certo.

Se meu futuro dependesse de mim, eu estaria perdida... mas a minha e a sua vida estão nas mãos de Deus e isso nos dá a certeza que tudo vai dar certo porque o Senhor é Deus e não falha! Glórias a Deus porque Ele planejou algo para nós e nada vai frustrar esse plano!

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Evangelho




O Evangelho bíblico, digo isso, porque tantos outros tem surgido, mas a bíblia mostra um ser de outro planeta, pois ele afirma que não é deste mundo, vindo neste mundo para anunciar Seu reino, a vontade de Seu Pai, que também não é deste mundo.
Assim que vai mostrando como é a vida em Seu mundo, as pessoas passam a amá-lo, respeita-lo, e assim passam a viver de acordo como Ele ensina e não como estão acostumados a viver nesse mundo, vivem para agradar a Ele, este ser de outro planeta, e assim arrumam problemas com as pessoas deste planeta. 


“ Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. João 17:25 “, 

o mundo que não conhece a Deus odeia aqueles que passam a amar a Deus, assim essas pessoas que aceitam a palavra deste ser de Outro planeta, passam também a não mais pertencer a este mundo seu coração, sua mente suas atitudes, não são deste mundo. 

" Não são do mundo, como eu do mundo não sou João 17:16 "

A igreja de Cristo é uma nova raça, um povo tirado do mundo e com o coração na eternidade, eles vivem de acordo com a palavra de Cristo, este ser de outro planeta, por isso a igreja do Senhor gosta, ama estar sempre junto, se relacionam constantemente, seu prazer é viver junto, uma nova raça, pois se o mundo os odeia, eles se amam, amam viver juntos, não amam o mundo, amam a Cristo, amam seus irmãos em Cristo, respeitam os demais, vivem da melhor forma com os demais, falam a mesma língua, tem um só coração, como Cristo disse. 

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um 
João 17:22.

Eles tem um relacionamento verdadeiro, não superficial, com medo, receio e temor, são sinceros, verdadeiros, e este relacionamento verdadeiro os cura, os liberta, os fazem viver como o Pai Filho e espírito Santo, uma comunidade divina, assim a igreja é uma extensão da trindade.
Relacionamentos superficiais é a marca deste mundo, não da igreja, relacionamentos com medo, relacionamentos falsos, é a marca registrada de pessoas deste mundo, mas este Ser de outro planeta, Jesus Cristo nos mostra como não pertencer a este mundo, e viver com a mente e coração no reino de Deus, tendo um relacionamento verdadeiro, e assim ser a noiva de Cristo, o corpo de Cristo, uma extensão da trindade na terra. foi esse relacionamento que ganhou o mundo da época para Cristo.
A igreja assim é vista como uma comunidade divina, que não esconde nada um do outro, que se relacionam verdadeiramente sem medo e receio, tem vontade, amam estar sempre reunidos, pois este é o desejo do Criador, de Jesus Cristo,

isto é igreja.

Eles não são deste mundo.

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Igreja Simples




Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. 2 João 1:10,11


Temos lido e ouvido falar muito sobre igreja simples, o que eu amo ler , ouvir, e falar, mas noto que algumas coisas não se falam nesses vídeos e mensagens, que a Igreja primitiva, a igreja simples, também era rigorosa com relação a pecado, rebeldia de irmãos, a ponto de os apóstolos instruírem a igreja a não receberem as pessoas assim em suas casas, e nem ao menos se relacionar com elas.

Os Apóstolos tinham o zelo pela Igreja, e assim como um irmão mais velho, cuida de seus irmãos, para que não andem em má companhia, como aqueles adolescentes e jovens andando com drogados, ladroes, assim devemos cuidar da igreja de Cristo., pois Ele mesmo falou que caso após vermos alguém pecado, e após irmos repreende-lo e o mesmo não aceitar, mesmo na presença de duas ou três testemunhas e a igreja, devemos considera-lo um pagão.

Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano. Mateus 18:17

Vou apresentar abaixo alguns textos que falam sobre isso.

É isso que você deve ensinar, exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade. Ninguém o despreze. Tito 2:15

Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o. Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada. Tito 3:10,11

Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos. Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau. Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês. A graça de nosso Senhor Jesus seja com vocês. Romanos 16:17-20

Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam. Eu o exorto solenemente, diante de Deus, de Cristo Jesus e dos anjos eleitos, a que procure observar essas instruções sem parcialidade; e não faça nada por favoritismo. Não se precipite em impor as mãos sobre ninguém e não participe dos pecados dos outros. Conserve-se puro. 1 Timóteo 5:20-22

Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 1 Timóteo 1:18-20

Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males. O Senhor lhe dará a retribuição pelo que fez. Previna-se contra ele, porque se opôs fortemente às nossas palavras. 2 Timóteo 4:14,15

Se alguém chega a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas. 2 João 1:10,11

Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não conforme a tradição que receberam de nós. Pois vocês mesmos sabem como devem seguir o nosso exemplo, porque não vivemos ociosamente quando estivemos entre vocês, nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês, não por que não tivéssemos tal direito, mas para que nos tornássemos um modelo para ser imitado por vocês. Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranqüilamente e comam o seu próprio pão. Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem. Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado; contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão. 2 Tessalonicenses 3:6-15

Igreja simples sim, mas igreja tem que ter conteúdo, tem que ter base nas escrituras, tem que haver ensino e como Paulo fazia nas igrejas.


Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. Atos 20:27




segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pagando o preço.




Algumas pessoas dizem que precisamos pagar o preço para sermos abençoados, para sermos salvos. Mas o preço foi pago na Cruz do Calvário, depois que Cristo morreu pelos meus pecados, que posso eu ainda pagar ? Será que a morte de Cristo não é suficiente ? É suficiente sim, não há mais nada a ser pago.
Com certeza depois que meu pecado foi pago, e Deus mudou meu coração, agora não mais vivo a vida que vivia antes, mas não porque pago um preço por isso, não me é difícil amar a Deus, não me é difícil servir a Cristo, faço isso por prazer.
Uma lagarta que vivia rastejando com dificuldades para se locomover, e que após o casulo se transformou em borboleta, não tem dificuldades de voar, não tem dificuldades de ser borboleta, é difícil sim, rastejar como lagarta.
SE Cristo me transformou que dificuldade tenho de viver essa nova vida ? Nenhuma, agora, se existe alguém com dificuldades para viver a nova vida de Cristo, sendo atraído constantemente pela velha vida, só posso concluir, que essa pessoa nunca foi transformada, ainda é, e sempre foi a velha criatura, o pecador degenerado.
Ficar pressionando as pessoas para não fazer isso, ou aquilo, não faz dela uma nova criatura, apontar o dedo, o pecado, dizendo para não fazer, não faz dela uma pessoa regenerado, a menos que o espírito Santo regenere essa pessoa, será tarefa inútil pela lei tentar refrear seu pecado.
Pegue um porco, acostumado a ser sujo e tente fazer dele um animal limpo, será tarefa inútil, mas mude sua mente , e coloque uma mente de gato, e naturalmente ele se limpara, com a mesma facilidade que antes tinha de se sujar, agora será limpo.
Regeneração é tarefa do espírito Santo, eu apenas obedeço a nova vida que Cristo me deu, não me sacrifico para fazer isso.
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:20
Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Igreja num só versículo


E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Atos 4:32

a Igreja é o corpo de Cristo, e corpo só pode ter um coração, uma só alma, um só pensamento, quando um pensa de um jeito, outro de outro, lamento em dizer, isso não é igreja, é sim um grupo de religiosos, mas igreja não é.

Igreja tem um só coração, um só pensamento ( alma ) querer levar adiante um grupo de pessoas que cada um pensa diferente a cerca de Cristo, a cerca do reino, é correr atrás do vento.

A igreja de nosso Senhor não esta dividida, as pessoas buscam o bem estar da igreja e não o próprio.

É verdade sim, que com relação as coisas materiais cada um podia pensar diferente, como se pode comer carne ou não, mas em relação as coisas espirituais não havia divisão, não havia o chamado ( Eu tenho outro ponto de vista ), todos eram um só corpo, um só coração, um só pensamento,

Faziam questão de perseverar em quatro coisas: 
  • Na doutrina dos apóstolos, 
  • na comunhão, 
  • no partir do pão. 
  • Nas orações


perseverar é insistir, defender, agarrar esta ideia, estar junto no mesmo ponto de vista, o partir do pão, sempre faziam suas refeições juntos, e na comunhão.

Não havia depressão, não havia tristeza, não havia solidão, eram uma família linda, abençoada
Isto sim é igreja

Atos 2:42

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Como era a igreja primitiva ?




Tomada de decisão
As decisões eram tomadas por todos os irmãos, não apenas por um líder, e não era por maioria, e sim por unanimidade, visto que a cabeça é Cristo, e Cristo não esta dividido, e o corpo é a igreja, e a igreja, o corpo, não tem vontade diferente da cabeça, que é Cristo. Assim foi no Concilio de Jerusalém, em Atos 15, no ano 50, toda a igreja participou da assembleia, Apóstolos, Presbíteros e a igreja, e a decisão foi unanime da igreja. Atos 15:22 a 27

Ceia.
A ceia era uma refeição completa, não um pedaço de pão e um gole de vinho. A primeira ceia foi precedida pela pascoa, uma refeição completa, e nela Jesus disse que não mais cearia com eles até o dia no reino do Pai, as bodas do Cordeiro, que também é uma refeição completa. Mt 26:18 a 29

Local das reuniões.
Os cristãos da igreja primitiva se reuniam em casas, não havia templo para os cristãos, havia sim o templo dos judeus em Jerusalém, mas não era dos cristãos. Os cristãos se reuniam nas casas, e eram uma família, A ideia de se reunir em casas, é que por serem poucas pessoas, eles criam laços de família, enquanto que num numero grande passa a ser uma instituição. Pessoas se relacionam, são família, e como Jesus queria, São um  João 17:11 e 22
Mt 26:18  Rm 16: 5, 10 e 15, Filemon 1:2, Atos 20:20, I Cor. 16:19, Cl 4:15

A liderança
Havia entre os cristãos, mestres, presbíteros ( a palavra presbítero significa ancião, velho ) mas estes não impunham autoridade sobre a igreja, e sim, cuidavam com amor, servindo de exemplo, a igreja era orientada pelos apóstolos a ouvirem e seguirem os ensinos e conselhos  destes homens, que estavam no meio deles, não eram superiores a eles, mas sim pessoas dedicadas, honestas, de boa fama, exemplar, Pedro escreve sua primeira carta, e no capítulo 5 diz “ Os presbíteros que estão entre vós, não sobre vós.

Cristo ao falar do sistema de hierarquia do império romanos, que dominava as pessoas de cima para baixo, onde um líder maior, o Cesar, nomeava líderes em cada nação, e este nomeava líderes em cada cidade, e assim por diante, Jesus condena este tipo de hierarquia e diz, na minha igreja não será assim.



Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:25-28

Comunhão
A marca da igreja primitiva era a comunhão entre os irmãos, e isso era possível, porque não era uma instituição, eram muitos numa cidade, mas todos se reuniam nas casas, e assim haviam milhares de casas onde se reuniam. Esta proximidade fazia da igreja primitiva uma família, estavam sempre juntos, para o partir do pão ( Almoçar ou jantar ) ajudar uns aos outros, ter comunhão de família mesmo.

Essa comunhão da igreja primitiva fazia com que todos fossem um, não iam nas reuniões uma ou duas vezes por semana , por duas horas e iam embora, pelo contrário, eram uma família, eram um, conversavam sempre, tinham relacionamentos de confiança, de amizade, de um cuidar do outro.

Atos 2:42 a 47 , 4: 32

Cuidavam uns dos outros
Por serem tão íntimos, tão próximos, uns cuidavam dos outros, assim não havia um líder que tinha que visitar todo mundo, ou aconselhar todo mundo, essa tarefa era da igreja, oravam uns pelos outros, cuidavam uns dos outros, exortavam uns aos outros, era dever de todos participarem ativamente de tudo. Não tinham o habito de ir pedir oração ao líder, ou sobrecarregar uma pessoa, todos faziam isso, cuidavam uns dos outros, como numa família, a família de Deus.
Hb 3:12-13,  Hb 10:24-25, Rm 15:14, Cl 3:13 e 16, Tg 5:16


quarta-feira, 11 de maio de 2016

Para que a Gloria seja dEle



Lazaro estava doente, e mandaram chamar a Jesus, mas Ele não foi, e se não bastasse não ir, ainda diz:

Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela João 11:3,4

Mas pode uma doença ser para a gloria de Deus ? pode uma dor, uma angustia, um dia difícil, o fim de um sonho, de uma vida ser para a gloria de Deus ?

Onde termina nosso conhecimento, nossa esperança, nossa compreensão, muitas vezes é ali que Deus age.

Jesus esperou Lazaro morrer, enquanto ele estava com febre, com dor, suas irmãs angustiadas, orando suplicando, Deus não agiu, porque ? Porque tudo é para a gloria de Deus, até mesmo nossa dor, e precisamos ver isso, onde Deus se encontra em nossa alegria, em nosso prazer, se pedimos cura, graça, é necessário se perguntar, em que Deus será louvado ?

Após quatro dias da morte de Lazaro, o corpo cheirando mau, Jesus vai a Bethânia, a fim de ressuscita-lo, ninguém acreditava que isso seria possível, então ninguém orou pedindo isso, mas Jesus foi, porque ? Deus não responde oração apenas, Deus determinou algo para nós antes do mundo existir, e se crermos ou não Ele o fará, independente do que cremos, ou pedimos, porque a gloria é toda dele, por ter determinado, e ter realizado, assim a ressurreição de Lazaro era mais da vontade de Deus que de suas irmãs.

Você pode ver isso, que algo pode lhe acontecer muito mais porque Deus quer, do que mesmo porque você o pede?
Você pode não saber disso, mas por detrás de tudo que lhe acontece, Deus tem um plano, até na morte de Lazaro havia um plano, e esse plano visa dar gloria a Deus, Lazaro após a ressurreição adorou mais a Deus em tudo que fazia, e você ? O que vai fazer se Deus mudar sua vida? O que vai fazer se algo grande lhe acontecer ?

Deus faz todas as coisas, para a gloria dEle, de Cristo.
Olhe para sua vida e veja propósito divino, veja um plano bem elaborado, antes do mundo existir, não para que sejas ricos somente, ou recebas algo somente, mas para que a Gloria seja toda do Senhor. Curar a doença de Lazaro não traria gloria ao Senhor, mas ressuscitar após o mau cheiro do corpo podre, talvez te livrar de um desentendimento amoroso pode não trazer gloria a Deus, mas se Deus lhe der algo que você ja considerava perdido, morto, ai sim.


segunda-feira, 21 de março de 2016

Uma conversa interessante



Uma borboleta pousa em uma arvore, ao lado de uma lagarta, e ambas iniciam uma conversa.
Borboleta: Você foi feita pra voar, não pra rastejar.

Lagarta: Você é louca, olha pra você, olha pra mim, você foi feita pra voar, eu não, fui feito para rastejar, sou um verme, meu destino é rastejar.

Borboleta: Não pense assim, seu destino é voar, Deus te criou para voar, não para rastejar, você não é um verme, você é um voador como eu.

Lagarta: Deus me criou para rastejar sim, sou um verme, não tenho nem como sonhar em voar como você, em ver a vida ai de cima, em pensar alto, de forma alguma, minha mente esta ocupada em rastejar, em comer migalhas, sobras, e vou morrer assim.

Borboleta: Não, isso é mentira, você não consegue ver além da sua mente prisioneira, você foi feita pra voar, nunca pra rastejar, não é um verme, é um voador, o problema esta na sua mente, você acredita apenas no que você pode ver, e isso te impede de se entregar a uma mudança radical, de deixar de ser lagarta e se torna um voador, a maior mudança esta na sua mente, eu era como você, rastejava, e vivia preocupo com migalhas, com o dia  a dia, e não podia ao menos sonhar com uma mudança radical, eu fui uma lagarta um dia, até que tudo mudou.

Lagarta: Verdade, você era uma lagarta mesmo ? e como aconteceu essa mudança?

Borboleta: Quando olhava pra mim via uma lagarta, mas quando olhava pra cima via as borboletas voando, e desejava demais ser como eles, e ouvia as borboletas dizendo: Você nasceu pra voar, o criador te fez pra voar, ate que em minha mente o criador me mostrou que me criou para voar, então tive que tomar a decisão mais difícil da minha vida.

Lagarta: E qual foi ?

Borboleta: Abri mão da minha maneira de pensar, desiste do meu ponto de vista, joguei no lixo a minha maneira de ver as coisas, e  deixei Deus mudar minha mente, minha maneira de pensar, e Eu mesmo construí um casulo em volta de mim, me fechei lá por um tempo, não olhei ao meu redor, não quis ser como os outros, apenas me fechei num casulo, eu mesmo construí, apertado, sufocante, quente demais, e isso desintegrou meu ser, permanecendo apenas minha mente, e assim, a fé que estava dentro de mim firmada não em mim, mas no criador, fez sair de dentro de mim, o que sempre sonhei ser. Uma borboleta, desde então estou voando, e assim pude experimentar a boa vontade do criador para minha vida.

Lagarta: Nossa, isso passa pela minha cabeça, mas eu penso que vem de mim mesmo, que Deus não me ama, e que devo sempre ser um verme, mas agora com você me falando isso, sinto em mim mesmo Deus agindo, o criador mostrando Seu amor, e que o casulo que você construiu, eu também devo construir, e mudar minha mente, firmando minhas decisões não em mim, mas para cumprir meu destino, que o criador escreveu com tanto amor. Vou agora mesmo construir meu casulo, apertado, sufocante, quente e me entregar a mudança radical que o Criador tanto quer, ainda que demores, minha mente já não me ve como verme, e sim como um voador.

O Casulo apertado, sufocante e quente, é lugar de transformação, não pode ser criado por outra pessoa, e sim, por você mesmo, mudança de mente, mudança de vida, começa com aceitar os planos do Criador, a mudança acontece primeiro na mente.
               
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2





terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A última que morre

 

É o que todo mundo diz: a esperança é a última que morre. Mas morre. Como fazer para mantê-la viva ? Antes de responder essa pergunta, acho que uma outra tem de ser respondida primeiro: por que a esperança morre?

Essa é uma questão, cuja resposta, talvez, seja tanta quanto há de seres humanos. Entretanto, há uma história na Bíblia que, penso, apresenta uma causa mortis que, provavelmente, está por detrás da maioria dos óbitos. Está registrada no evangelho escrito por João (discípulo de Jesus), no capítulo 5, do verso 2 ao verso 15. Havia em Jerusalém, no tempo de Jesus, um tanque chamado betesda, onde, segundo crença da época, de quando em quando, descia um anjo.

O anjo agitava a água do tanque e quem primeiro entrasse nele, enquanto a água era agitada, era curado de toda e qualquer enfermidade. Você pode imaginar o nível de superlotação do lugar !

Entre os enfermos, havia um tetraplégico que já estava neste estado há 38 anos, pode-se imaginar há quanto tempo ele freqüentava o lugar (já fazia parte da paisagem, pobre homem!), antes mesmo de Jesus nascer, ele já estava doente, e possivelmente já estava tentando a cura.

Jesus aproximou-se dele (talvez ninguém o notasse mais, porém, Cristo o notou) e perguntou-lhe: você quer ser curado? Sabe o que ele respondeu? "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto eu estou tentando entrar, outro chega antes de mim."

Jesus fez uma pergunta e ele respondeu outra. Ele havia perdido a esperança.  E por que a perdeu ? Por falta da solidariedade humana: "não tenho ninguém...".

Há muito milagre esperando por solidariedade humana para acontecer. E a ausência desta é, penso, a mais incidente causa mortis da esperança.

O pior é que, quanto mais observamos a sociedade em que vivemos, mais e mais nos damos conta da escassez  progressiva da solidariedade.

Como evitar a morte da esperança?

Lembrar que há uma solidariedade que nunca desaponta: a divina.

"Não tenho ninguém" - disse o homem. "Tem a mim" disse Deus em Cristo Jesus. Jesus o curou.

Não perca a esperança. Por que? Porque, desde há 2000 anos, Jesus Cristo está passando por aqui: ouvindo aos que ninguém mais ouve; notando os que ninguém mais nota; socorrendo aos que ninguém mais socorre. Gerando, até mesmo, solidariedade entre os homens. É o que a Bíblia chama de tempo da graça. Clame a Jesus Cristo, ele está mais perto do que você imagina.

Jesus não ligou para sua resposta, na verdade não viu nele esperança, não viu nele fé, não viu nele motivação, ninguém orou por ele, ninguém o evangelizou, ou o convidou para ir a igreja, mesmo assim Jesus foi até Ele, e havia centenas de pessoas enfermas naquele lugar, mas somente ele foi curado, Assim o Cristo vivo, vai até você, e o cura, não somente sua doença na carne, mas ressuscita sua esperança, a esperança de viver em cristo, de ter seu nome escrito no livro da vida, e de viver a vida que Cristo conquistou na cruz por você.

Voce deve ter ouvido, que para um milagre acontecer em sua vida é necessário fé, mas alguém pode me dizer se esse homem teve fé ? Não, quem perdeu a esperança não tem fé, mas Cristo ainda vive, ainda o ama, e mesmo sem esperança, esta a sua frente disposto a ignorar sua falta de fé, para lhe amar.


Aleleuuuuuuuuiiiiiiiia   a esperança Ressuscitou

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desconfiança e insatisfação.




O que é o pecado senão a desconfiança, vemos que sempre que pecamos, é porque faltou confiança em nós para com Deus, e quando isso se repete por muito tempo, gera em nós uma vida de insatisfação, monótona, vazia.

Eva estava bem no Éden, tinha tudo que poderia ter, mas ao ser tentada, e ouvindo as palavras da serpente, que a enganou, preferiu confiar na mentira do diabo, que na verdade de Deus, e essa desconfiança para com o criador gerou o pecado. Assim sempre que desconfiamos de Deus, pecamos.

Caim ofereceu algo a Deus seguindo seus próprios planos  e não pela fé, achando que poderia fazer da sua maneira, isso é tentar fazer as coisas sem Deus, sem a orientação divina, é o mesmo que ter que matar um leão por dia, correr em busca de suas realizações, de seus sonhos de seus planos, pois na mente da pessoa, “ SE EU NÃO CORRER ATRAZ DOS MEUS ENTERESSES, DEUS NÃO ME DARÁ “, isso acontece porque ? Porque desconfiamos de Deus, e por consequência, Caim não agradou a Deus, assim como muitos hoje em dia, e ficam irados, vazios, sem vida.

Não cremos que Ele tem um plano de amor para nós, que Ele tem uma namorada linda, doce, amada para mim, ou um homem abençoado para ela, que devo correr atrás do emprego, da salário, da casa, do carro, porque se não o fizermos Deus não nos dará, isso é desconfiança, o contrário de fé.

Que Pai não daria tudo por seu filho ? Que mãe, que pai, não cuidaria de seus filhos com amor, lhe dando tudo que necessitam, e até além do que precisam, e também lhe fariam herdeiros de tudo que possuem ? Deus é um Pai de amor, e tem feito promessas de paz, de vida para todos os seus filhos. Ele nos fez herdeiros da vida que Cristo conquistou na cruz.

Todos nós fizemos escolhas a vida inteira, corremos atrás de tudo que queríamos, e após um longo tempo, nos vemos frustrados, vazios, porque ? Porque nossos planos se frustram, ai hoje somos chamados a confiar em Deus, e desconfiar de nós mesmos. Fé é acreditar num Pai de amor, que cuida de seus filhos, fé é ir na contra mão do mundo, fazendo ao contrario do que sempre fizemos, fé é se entregar ao Senhor, e confiar de olhos fechados no Pai.

Confiar em Deus é voltar ao plano original para nossas vidas.

Se esta cansado de errar, frustrado, vazio, quero qu saiba, que os planos do Pai não podem se frustrar, se renda a Ele, se entregue a Ele.

Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó 42:2


Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Salmos 37:3-5

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Matar um Leão por dia ou ser Ovelha



A ideia de se falar que tem liberdade de escolha, EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO, de tentar dizer que tem que ter motivação, é uma forma de mostrar poder , que o ser humano é dotado de poder, mas na pratica não acontece, o desanimo é mais forte e acaba vencendo, e mesmo aqueles que vencem e se tornam símbolos do profissionalismo, da perseverança, o crédito não vem de sua motivação, e sim de Deus, como aconteceu com os Reis no Passado, da Babilônia, da Assíria, de Israel, do Egito, Roma, etc.. É Deus quem levanta Reis e os faz cair.

Fazer o homem pensar que depende somente dele, é faze-lo desviar de Deus, da dependência de Deus, colocar na mente humana que tem que matar um leão por dia, e faze lo pensar que é um predador, mas a bíblia nos mostra que somos ovelha, e ovelha não mata um leão por dia, não é predadora, ovelha é dependente, e porque o mundo quer faze lo acreditar que você tem que ir atrás de suas realização, é dizer que Deus não lhe dará se você confiar nEle, que você é predador, não ovelha.

Davi era Pastor de ovelhas e escreveu o salmo 23. O Senhor é meu Pastor e nada me faltará. Davi sabia que ovelha é dependente do pastor, a ovelha não é como o cão, o gato, o leão, a cobra, a águia, que todos vão atrás de suas refeições, são predadores, a ovelha é dependente do Pastor em tudo, para serem conduzidas a verdes pastos, a aguas tranquilas, e ao refrigério da alma. Davi sabia o que é ser ovelha, é confiar plenamente no Senhor, para tudo, é ir na contra mão do mundo, não ter pensamentos de EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO, é creditar suas conquistas , seu animo, sua persistência, sua determinação, tudo ao Senhor.

Davi era Pastor de Ovelhas, e passou a ser Rei de Israel, Deus o tirou por detrás das malhadas e o fez Rei, o maior rei de sua nação até os dias de hoje, mas a bíblia enfatiza o tempo todo que Deus dava vitórias a Davi por onde ia, assim Davi subjugou reinos, aumentou os limites de Israel duplicando seu reinado, mas sabia o tempo todo que isso vinha de Deus, e não dele mesmo, sabia que Deus lhe dava animo, ousadia, persistência.

Quando pensamos que podemos fazer as coisas por nossos ânimos, saímos a procura de nossas conquistas, de namorado, casamento, emprego, empresa, um bom salário, imóveis, e isso com nossa determinação, então Deus cruza os braços e entrega o homem para o homem, Rm 1:24, e deixando que se virem sozinhos, pois acreditam que podem, e ai ficamos anos e anos frustrados, vazios, machucados, até um dia cansados de lutar, nos entregamos ao senhor e confiamos em sua providencia.

Faça isso hoje, que seja seu dia, desista de matar um leão por dia, e seja ovelha, dependa do Senhor, confie no Senhor, entregue a ele sua vida, seu coração, sua alma, sua vida, deixe o pastor Jesus Cristo guia-lo a verdes pastos a aguas tranquilas, deixe que Ele refrigere sua alma.


O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 23:1-3


E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos; e o Senhor guardou a Davi por onde quer que ia. 2 Samuel 8:6

E pôs guarnições, em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomeus ficaram por servos de Davi; e o Senhor ajudava a Davi por onde quer que ia. 2 Samuel 8:14

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 2 Samuel 7:8


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Livre Arbítrio



Que todos temos Arbítrio, não discuto, mas que esse Arbítrio é livre, ai tem algumas coisas a se considerar.

Para se ter liberdade de escolha, deveríamos ter o controle absoluto de nossas emoções, se amo alguém que não me ama, então simplesmente escolho não amar e pronto, não fico sofrendo em vão, controlo meu coração, meus pensamentos e pronto, mas todo mundo sabe que isso não existe, sofremos anos por pessoas que não nos amam, e mesmo quando estamos feridos, magoados com alguém, perdoamos, mas não saem da mente, as vezes perdemos o sono por algo que não queremos mais lembrar, isso tudo mostra que o arbítrio não esta livre.

Pare se ter liberdade deveríamos ter controle absoluto sobre nossa vontade, decidimos estudar, fazer um curso, um regime, academia, parar de fumar, ser mais gentil, se dedicar mais ao trabalho,  mas o animo logo se vai, esquecemos o curso, não estudamos, deixamos o regime, não para de fumar, não vai a academia, e ainda chega atrasado n trabalho, fica muito tempo no watzz, no facebook, e aquele planejamento lindo de começo de ano, acaba em fevereiro, esse arbítrio esta aprisionado mesmo.

Pare se ter liberdade de escolha deveríamos ter controle absoluta de nossa vida, mas quando estamos sendo formados no ventre materno, o código genético já determina e teremos tendência sermos obesos ou não, a ser alto ou baixo, a cor da pele já esta determina, pessoas já nascem cegos, doentes, e sem nenhum poder de decisão muitos morrem criança, ou são deficientes, isso parece nos mostrar que não temos nenhum controle. Fora as pessoas que acordam de manhã determinados a vencer, e durante o dia uma pessoa rouba seu carro, assaltam sua casa, ou até se envolvem num tiroteio e morrem, parece mesmo que temos liberdade de escolha ?

A ideia de escrever tudo isso, é mostrar que não temos essa chamada liberdade de escolha, mas Deus sim, tem todo poder, Ele é poderoso, onipotente, onipresente, tem todo conhecimento e inclusive poder sobre nosso coração, quando entendemos isso, e o amamos por isso, e nos rendemos a Ele, passamos a confiar nEle, a ter prazer em tudo que Ele nos ensinou através das escrituras, e ai sim, como somos dele de corpo, alma e espírito, o propósito divino se cumpre em nós e passamos a entender o propósito da vida, o sentido da vida, afinal de onde viemos, para onde vamos, o que estamos fazendo aqui, sim tudo isso é para a Glória de Deus, tudo se cumpre nEle, “ Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Rm 11:36

O Homem é escravo do pecado, mas quando entregue a Cristo, ele passa a ter liberdade, e assim Deus que o comprou do pecado, passa a dirigir sua vida totalmente




Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Provérbios 20:24

Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos. Jeremias 10:23

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16:1

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. João 6:37