Perguntas e respostas

A Igreja primitiva podia alugar salão, templos ?
Sim, o Apostolo Paulo utilizou a escola de homem chamado Tirano por dois anos, mas o fez de forma apenas para ensinar pessoas que tinham dificuldade em entender e não eram cristãos. Paulo podia ver nisso uma grande ideia para que os discípulos pudessem se reunir ali com ele, ou mesmo alugar salas ou grandes espaços em outras cidades, mas não o fez, pois a característica dos cristãos era ser UM assim como o PAI e FILHO são UM. Num espaço maior que uma casa, os cristãos perderiam o conceito de família, de corpo, de relacionamento uns com os outros, assim Paulo utilizou apenas por dois anos e nem foi para realizar reuniões de cultos. Atos 19:9-10


Onde eram realizados os cultos na igreja primitiva ?
Os cultos eram realizados nas casas, mesmo sabendo que as outras religiões tinham templos, como os judeus. Filemon 1:2, Atos 20:20, 2 João 1:10  ( receber em sua casa é o mesmo que receber na igreja ) Romanos 16:14

Pelos cultos serem nas casas então tinham poucas pessoas ?
Pelo contrário, o sistema de fazer culto nas casas, fazia com que milhares de casas se envolvessem em cultos.

Quando Paulo terminou a terceira viagem missionária, ao chegar em Jerusalém, foi recebido pelos irmãos que falaram assim para ele

Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: "Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram, e todos eles são zelosos da lei. Atos 21:20

Só em Jerusalém havia dezenas de milhares, imagina em todos os lugares. Na verdade o sistema de culto nas casas durou até a conversão do imperador Constantino em 306 d.C, nesse tempo, a igreja cresceu a ponto de o cristianismo se expandir por toda o oriente, África e Europa, o mundo da época conheceu a Cristo, o império romano se rendeu a Cristo, nesse sistema de culto nas casas, pois viam o amor entre eles, eram uma família de verdade, estavam sempre juntos, faziam suas refeições juntos com frequência.

Os cultos nas casas não pode gerar divisão ?
Isto aconteceu em Corinto, alguns diziam que eram de Apolo, outros de Cefas e outros de Paulo, por isso Paulo enviou a carta, não ao pastor da igreja de Corinto, pois em Corinto não havia um líder, um homem que dominava sobre a igreja, Paulo enviou a carta aos irmãos da igreja de Corinto, e advertiu que não poderia haver isso.

Embora houvesse muitas casas fazendo culto em todas as cidades, o nome da igreja era a mesma, como vemos nas  cartas de Paulo. Não tinham em Corinto, ou em Jerusalém, ou em Filipos, Roma, Tessalonica, uma divisão, eram todos da mesma igreja.

Paulo iria censurar gravemente o que acontece hoje, ele não iria permitir igrejas como nome diferente, Cristo não esta dividido, a igreja tem que ser uma.

Problemas sempre existiram e sempre irão existir, mas temos que chamar os irmãos e resolver isso juntos, resolvendo o problema.

E a Assembléia de Jerusalém, não foi uma reunião de lideres?
Não, pelo contrário, foi uma reunião da igreja.

Logo no fim da primeira viagem de Paulo, algumas pessoas desceram de Jerusalém e foram as igrejas que Paulo e Barnabe abriram, e falavam contra os ensinos de Paulo, que os recém cristãos deveriam guardar a Lei, que Paulo foi enviado por Antioquia e não por Jerusalém, por isso ele não era apostolo. Então, olha que interessante, a igreja, os irmãos decidem que deveria haver uma reunião em Jerusalém para decidir essa questão, não foi uma decisão dos apóstolos, e sim da igreja, dos irmãos.

Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão Atos 15:1-2

E outra coisa, os irmãos conduziram os dois apóstolos até Jerusalém, foram conduzidos, acompanhados pela igreja, até Jerusalém

Eles, pois, sendo acompanhados pela igreja por um trecho do caminho, passavam pela Fenícia e por Samária, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos. Atos 15:3

E na assembleia de Jerusalém, a igreja participou com os Apóstolos, não foi uma decisão de liderança, de obreiros, os apóstolos mostraram aqui, que se a igreja é o corpo de Cristo, quem manda no corpo é a cabeça, Cristo, assim nenhum apostolo esta acima da igreja, esta liderando a igreja, assim, a decisão foi tomada por toda a igreja.

Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos com toda a igreja escolher homens dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens influentes entre os irmãos.  Atos 15:22

Olha o que eles resolveram escrever na saudação da carta, olha, atente que a carta foi enviada não pelos apóstolos, mas pela igreja, fez se questão de escrever, os apóstolos, os anciãos ( presbíteros ) , irmãos. Aos irmãos, a carta foi enviada de um grupo de pessoas para utro grupo de pessoas, não foi de um líder para um lider



E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos e os anciãos, irmãos, aos irmãos dentre os gentios em Antioquia, na Síria e na Cicília, saúde. Atos 15:23

Se não existia líder, quem cuidava da igreja?
Cristo sempre foi e sempre será o cabeça do corpo, o noivo da igreja, É Ele quem cuida de sua noiva, é a cabeça que dá ordens ao corpo. As igrejas tinham problemas sim, os cristão da Galacia deixaram de viver na fé e estavam voltando as praticas da Lei, os cristãos de Corinto estavam divididos, tinham recebido ensino herético, tinha irmãos indo a juízo contra irmã, um jovem praticava incesto, tendo relação sexual com a esposa de seu pai, os irmãos mais ricos não esperavam pelos demais em sua reuniões e comiam muito sem deixar nada para ou outros, pessoas acreditavam que Deus só quer o espirito e portanto tinham relações sexuais com prostitutas frequentemente, então Paulo envia cartas a essas igrejas para orienta-los a viver uma vida em Cristo. Essas cartas foram enviadas aos pastores dessas igrejas ? Não. Essas cartas foram enviadas aos lideres dessas igrejas ? Não, Paulo fez reunião com a liderança dessas igrejas ? Não, Paulo envia cartas a essas igrejas, Romanos, Corinto, Galatas, Filipenses, Colossenses, tessalonicenses , e em todas essas cartas, Paulo fala com a igreja, nunca nem menciona pastores, lideres, Paulo, Pedro, João, jamais enviou carta a um líder, a um pastor, sempre foi enviada a igreja , o orientação sempre foi para os cristãos em si, a igreja era liderada por Cristo, os irmãos se reuniam e tomavam a decisão em comum, assim a igreja crescia. 

E as cartas a Timóteo e a Tito ? 
Essas cartas foram enviadas por Paulo orientando obreiros que iam de cidade em cidade evangelizando, eram obreiros itinerantes, não eram pastores, Paulo ate diz a Timóteo para fazer a obra de um evangelista, não de pastor II Tm 4:5. Existem sim os evangelistas que são pessoas preparadas por Deus para implantar igrejas, mas eles não são donos, não são líderes, a orientação de Paulo a eles nunca foi para dirigir a igreja, a igreja é dirigida por Cristo. 

E os presbíteros ? 
A palavra presbítero é literalmente “ ancião “ eram pessoas com mais idade, de confiança, que cresciam junto coma igreja, e naturalmente as pessoas já os procuravam pedindo ajuda, orientação e mais tarde eram reconhecidos como Presbíteros. Note o que Pedro fala quando orienta a igreja na questão dos presbíteros: 

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:1 Pedro 5:1 

Os presbíteros que estão entre, não sobre vós, eles não eram lideres, não tomavam conta de ninguém, eles estavam “ entre” não “ sobre” a igreja, e o apostolo continua:


Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 1 Pedro 5:2-3 

Eles deveriam cuidar dos irmãos que estavam “ entre “ eles, nunca debaixo deles, voluntariamente, não tendo domínio, mas sabendo que a igreja sempre pertenceu e sempre é cuidada por Cristo 







Nesta página vamos disponibilizar algumas perguntas e respostas do Livro " Conversa franca com Pastores " de Frank Viola,




Pergunta  01  : qual é o lugar do dízimo na igreja?

Resposta do Frank:
Existem coletes à prova de balas neste salão? (Risos)
Se nós examinarmos o Novo Testamento tirando versos de várias epístolas e depois os juntando, nós poderemos defender uma tese de que o dízimo é uma prática neo testamentária. E, então podemos dizer ao povo de Deus que eles devem dizimar. Porém, se você olhar para a história da igreja no primeiro século, você descobrirá que os cristãos não davam dízimos. Isto não está lá. Os cristãos primitivos reconheciam que o dízimo era parte da Velha Aliança.

O dízimo era um imposto para manter o templo e para sustentar os Levitas que não receberam herança. E também era para o propósito de sustentar as viúvas, os órfãos e os estrangeiros. Isto raramente é mencionado quando ministros pregam sobre o dízimo hoje em dia.

Entretanto, Jesus pôs fim a todo este sistema. Hoje, todos nós, todas as pessoas do povo de Deus são sacerdotes ativos. Nós, a igreja – O povo de Deus – somos o templo. Aqui agora está algo que eu não acho que algum de vocês sabe.

Historicamente, você não encontrará cristãos dizimando até o Século VIII! Isto é um fato histórico. Os cristãos no primeiro século não dizimavam. Os cristãos no segundo século não dizimavam. Os cristãos no terceiro século não dizimavam. Somente depois de 700 anos que o dízimo se tornou uma instituição cristã. Mas isto não é tudo.

Irmãos, não foi até o quarto século – sob Constantino o Imperador Romano que se converteu ao Cristianismo e tornou o império em um estado cristão – não foi até o quarto século que a igreja teve um clero pago. Líderes cristãos não recebiam salários do povo de Deus até os dias de Constantino. Vocês entendem? Dízimos não eram praticados até que se passaram setecentos anos depois de Cristo. Isto não era uma prática da igreja do primeiro século. Isto era uma prática da Lei. E nós fomos libertados da Lei.

Eu sei que Melquisedeque recebeu dízimos de Abraão. E eu entendo que isto aconteceu antes da Lei. Mas, irmãos, eu posso fazer uma observação? Abraão deu o dízimo a Melquisedeque somente uma vez na vida. Então, se você deseja colocar o dízimo em torno do pescoço do povo de Deus usando Abraão como exemplo, então você somente pode usar isto como base para ensinar que o cristão deve dar o dízimo somente uma vez na vida.

Pergunta 02: Como você lida com problemas? Como você seria capaz de disciplinar uma situação como Paulo fez para com aqueles que estavam na igreja, desorganizando-a, porque às vezes eles saíam da linha?

A resposta de Frank:
Muito simples. Como aprendemos anteriormente, Paulo sempre falava para a igreja toda. Quando a igreja saía para longe do governo de Cristo, como os Coríntios fizeram, Paulo dizia à igreja para resolver o problema. Ele deu instruções à igreja. Porém, o mais importante, não importa como ele quisesse que os santos agissem, ele pedia a eles. Ele suplicava a eles. Ele implorava a eles. Ele requeria a eles. Muito, muito raramente deu uma ordem a uma igreja. E quando o fez, ele tinha a palavra de Deus em sua boca. Era uma ordem de Cristo, não dele. Isto é discutido em meu livro “Quem é a tua cobertura?” eu listo todas as passagens onde Paulo pediu aos crentes para seguir as suas instruções. Se há um problema em uma das igrejas que eu cuido, por exemplo, Eu não mando. Eu apresento o Senhor. E eu posso até pedir à igreja que trate do problema de um certo modo se eles não o conhecem ainda. Geralmente nós nem nos reportamos ao problema diretamente. Nós apresentamos Cristo, e Ele trata do problema junto aos santos.

Pergunta 03: Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta que provavelmente você já a respondeu. Mas, eu gostaria de lhe ouvir novamente. Que elemento funcional tem um presbítero-pastor (ancião) local? Como eles provêm seu sustento, economicamente? Eu acho que você respondeu a essa pergunta. E eu tenho uma idéia, mas, gostaria de ouvi-lo novamente a respeito dessa questão.

A resposta de Frank:
No primeiro século, os presbíteros (anciãos) eram os homens espiritualmente mais vividos. Presbítero significa “homem velho”. Eles eram homens locais. Eles cresceram com a igreja. Eles não foram importados de algum outro lugar. Eles cresceram na igreja local. Eles sempre eram irmãos entre outros irmãos. Então, “ancião” não é um ofício e não é uma posição. É um homem mais velho. Por causa de sua idade, os anciãos eram mais vividos e experientes do que os demais. Disso veio um coração para servir e cuidar dos irmãos e irmãs mais novos. Paulo usa uma metáfora para descrever este aspecto do que eles faziam. Isto é uma metáfora. Não é um ofício. Não é um título. É uma metáfora para descrever o fato de que esses homens mais velhos cuidavam dos irmãos mais novos. A metáfora é “pastor de ovelhas”, normalmente traduzida como “pastor”. Paulo usa esta metáfora somente uma vez no Novo Testamento. Porque esses mesmos homens cuidavam dos santos e olhavam para o bem-estar deles, eles também eram chamados de supervisores, da palavra Grega episkopos. Eles olhavam por sobre os outros. Eles tinham um coração de protetor e de guarda. Isto era natural. Isto era orgânico. Eles faziam isto naturalmente por causa de sua maturidade espiritual. Todos os irmãos e irmãs serviam. Todos os irmãos e irmãs cuidavam uns dos outros na igreja. Mas, esses homens mais velhos, na medida em que cresceram com o tempo, tornaram-se excelentes em servir. Eles eram os exemplos de serviço na igreja. Por causa de sua sabedoria, alguns dos anciãos (que sabiam falar bem) podiam algumas vezes ensinar nas reuniões. Mas eles não monopolizavam as reuniões. E eles não faziam todo o ministério. Esta foi a resposta curta. Para saber a resposta mais longa, leiam meu livro “Quem é tua cobertura?” eles eram os mais velhos; irmãos confiáveis. Isto é tudo. Sim, e eles trabalhavam pelo seu próprio sustento no primeiro século.

Pergunta 04 : A respeito do texto de I Timóteo 5:17, eu creio que o presbítero é um oficial porque ele surge da igreja. Em algum momento no Novo Testamento, os apóstolos formalizaram com a igreja o reconhecimento de um irmão mais velho e depois disso ele assume a posição de irmão mais velho. Primeiro ele é e depois é reconhecido. Em Atos 14:23, está dito: “Os apóstolos constituíram presbíteros.” Conjugando o verbo em Tito 1:5 nós aprendemos que Tito estabeleceria presbíteros. O sujeito do estabelecimento é Tito, não a igreja. Então, o que estou dizendo é que a formalização de um presbítero naquela época era reconhecida publicamente, e assim o presbítero está na posição que é reconhecida pela igreja. Naquele momento, ele começa a estar no ofício de presbítero. Quando os apóstolos constituem presbíteros, o verbo Grego indica que era pela imposição de mãos. Nas igrejas ninguém precisa de reconhecimento especial para funcionar. Em I Coríntios 12, o que Paulo diz é que no Corpo você tem um ministério. Você não precisa de reconhecimento especial para fazer isto. Deus o colocou no Corpo. Você pode ministrar no Corpo. Você não precisa de reconhecimento especial para fazer isto. Se você é um profeta, se você é um pastor ou um mestre, se você fala em línguas ou tem outro dom, você tem esta posição no Corpo. Você ministra ao Corpo. Mas, para os presbíteros, algo a mais foi requerido. Eu não digo que isto é claramente afirmado no Novo Testamento da mesma forma que você compartilhou esta manhã que isto não é claramente afirmado. Isto é uma inferência baseada em situações de um modelo que é como um quebra-cabeças para aqueles que não têm todas as peças. Você tem que inferir o que estava naquele lugar quando a peça não está mais lá. Agora, os apóstolos estabeleceram presbíteros pela imposição de mãos. Isto não era necessário para nenhum outro membro do Corpo de Cristo. Por que é assim?

A resposta de Frank:
Agora isto está começando a ficar complicado. Mas, querem saber de uma coisa irmãos? Se vocês quiserem fazer do presbítero um oficial, vão em frente. Porém, vocês não podem escapar do fato de que Paulo não escreve para os presbíteros quando a igreja está em crise; ele nem apela aos presbíteros. Isto é muito importante. Então, se vocês querem fazer disso um ofício, tudo bem. Todavia, este é um ofício que não tem muita autoridade. Não do jeito que pensamos que ele tem hoje em dia. Mas eu não acredito que isto seja um ofício. Deixe-me explicar.

Primeiro, a palavra ofício nunca aparece na língua original quando presbíteros são mencionados. E linguagem “oficial” nunca é empregada. Segundo, existem duas vezes no Novo Testamento nas quais somos informados que os apóstolos reconheceram presbíteros. No Sul da Galácia e em Creta. Também existe uma indicação de que eles seriam apontados ou reconhecidos em Éfeso por meio de Timóteo.

A palavra grega para “apontar” em Atos é kirotoneo. A palavra grega em Tito é kathistemi. Agora, se você olhar como essas duas palavras são usadas na literatura do primeiro século, fora do Novo Testamento, você verá uma coisa interessante. Elas não significam “preencher uma posição de autoridade que está vaga”. Ao contrário, elas simplesmente significam “reconhecer uma função já existente.”

Pergunta 05: Então, quando isto é necessário?

A resposta de Frank:
Reconhecimento Público de presbíteros não era necessário em todo lugar nem em toda igreja. Isto está relatado que aconteceu em três ocasiões. Primeiramente no Sul da Galácia, perto do ano 49 d.C., em Creta e em Éfeso, no meio dos anos 60 d.C. Nós estamos afirmando o que as Escrituras não afirmam se dizemos que isto era necessário todo o tempo. A imposição de mãos sobre homens idosos chamados presbíteros não aparece em nenhum outro lugar nas Escrituras, fora dessas três ocasiões. Também não é verdade que somente os presbíteros receberam imposição de mãos. Obreiros itinerantes também receberam. Atos e a epístola de Timóteo deixam isto claro7. Agora, por que presbíteros foram reconhecidos publicamente na Galácia, Creta e Éfeso? Nós não podemos ter certeza. Eu creio que eles foram reconhecidos na Galácia porque Paulo não sabia se iria retornar para lá. Aquelas foram as primeiras igrejas que ele plantou. E nós sabemos a partir de Gálatas, que ele ficou doente durante esta viagem.
Em segundo lugar, em Éfeso as coisas estavam se quebrando. Isto está claro a partir do contexto em I Timóteo. Falsas doutrinas que afastaram pessoas de Jesus Cristo estavam circulando, e os santos estavam sendo levados por elas. Os presbíteros de Éfeso, que já estavam lá, parece que não estavam fazendo o que deveriam fazer. Isto pode ser inferido quando Paulo escreveu a Timóteo dizendo: “Tenha cuidado com quem você impõe as mãos e se você tiver que repreender
um ancião, faça isto na presença de duas ou três testemunhas.” Isto pode indicar que alguns presbíteros daquela igreja já foram repreendidos por alguma coisa. As mesmas coisas aconteciam em Creta
também. Isto está claro na carta a Tito.

A imposição de mãos pode ter sido apenas um ato de derramar bênçãos sobre esses homens sobre os quais os apóstolos pediram a Deus para lhes dar sabedoria. Nós não sabemos. Mas sabemos que isto não foi uma espécie de instalação de algum tipo de autoridade oficial. Nós sabemos por nossa experiência que quando uma igreja cresce e atinge certo número, ou quando ela está passando por uma crise particular, é útil dizer aos santos (bem informalmente): “Santos, se vocês passarem por este tipo de problema, observem esses irmãos que são mais maduros, que tem um verdadeiro coração dedicado a igreja, e que são sábios. Ouçam a eles.” Em outras igrejas nós não fazemos isto. Não é necessário. Em Antioquia não há menção de presbíteros. Em Corinto não há menção de presbíteros. Minha tese, irmãos, é que nós pegamos a “autoridade oficial” do Século XX, que veio dos Romanos, e impomos isto ao Século I. E transformamos pastores-presbíteros em oficiais com poder.

Na História, houve um homem chamado Ciprião de Cartago. Ele viveu no terceiro século. Antes, ele era um filósofo pagão. Depois, entrou para a igreja e disse, que quando um ministro é ordenado, inicia um ofício que tem autoridade. E que, quando ele inicia este ofício, ele está acima da igreja em autoridade. Por meio da ordenação, o ministro se torna algo como um mediador entre Deus e os homens. Ciprião de Cartago morreu aproximadamente em 250 d.C. ele influenciou a igreja com esta doutrina. Outro homem, Gregório de Nissa, que viveu aproximadamente em 335 d.C., disse que a ordenação dá a o ministro uma autoridade especial e uma santidade especial. Isto faz do ministro uma classe diferente de cristão. Quando os reformadores pegaram os sacerdotes católicos e os tornaram Pastores Protestantes, eles fundamentaram seu entendimento sobre a autoridade do Pastor nos ensinamentos de Ciprião, Gregório e de um homem chamado Inácio de Antioquia. Inácio disse que o Pastor representa Deus, e que as pessoas devem ouvir o Pastor porque ele é uma autoridade delegada sobre o povo. Esses homens pegaram a idéia Romana de autoridade oficial e trouxeram para dentro da Igreja Cristã. Vocês mesmos podem checar isto. Então, eu não acredito que pastor-presbítero seja um oficial. Se você acredita, tudo bem. Mas, se isto era um ofício, não tinha lá muito poder. O poder e a autoridade estava na igreja toda. Eu tentei deixar isto claro nesta manhã. Episcopado é principalmente uma função passiva. Eu vou lhes dar uma boa definição de um presbítero. Espero que você se lembre disto. Os presbíteros (bispos ou anciãos) são irmãos que oram com os olhos abertos. Isto é tudo.

Pergunta 06: Eu quero saber qual é o papel de um pai numa família. Eu quero fazer uma comparação entre a autoridade na família e a autoridade na igreja. A autoridade na família é o pai. Ele está entre a família ou ele está acima da família? Relacione isto à autoridade na igreja.

A resposta de Frank:
Nós cremos na família. Mas você não pode pegar o nosso moderno entendimento da família nuclear e aplicá-lo à igreja de Jesus Cristo, a qual é um organismo divino. Eu penso que nós erramos quando pegamos o conceito da família nuclear e o aplicamos à igreja, de modo estritamente emparelhado. Eu tenho ouvido homens dizerem que na família nuclear o pai tem a autoridade. As crianças devem obedecer ao pai. Assim, na igreja, os presbíteros são os pais. O resto dos santos são as crianças. Portanto, eles devem obedecer aos presbíteros. Agora, vocês tem um grande problema com isto, porque, como temos aprendido esta manhã, nenhuma carta que Paulo escreveu às igrejas se encaixa neste modelo. Quando Paulo fala à igreja, ele diz: “irmãos e irmãs” ou “irmãos”, que significam a mesma coisa. E Jesus Cristo fez esta profunda afirmação em Mateus 23: “Não sejam chamados de Rabis porque um só é o professor de vocês e todos vocês são irmãos. E a ninguém chamem pai, pois um só é o Pai de vocês que está no céu.” A igreja tem um pai. Ele é Deus. Qualquer um é um irmão ou uma irmã. Em conexão com isto, eu penso que existe uma grande diferença entre a autoridade delegada relacionada a reis, juízes, e governos seculares e a autoridade na igreja de Jesus Cristo, que é um organismo Divino, não nativo desta terra. Existe uma diferença total entre autoridade oficial e autoridade orgânica. O princípio de um lado não pode ser aplicado ao outro. Deus dispensa sua autoridade de diferentes modos nessas duas diferentes esferas (o mundo e a igreja). E é na esfera da igreja que estamos discutindo hoje.


Pergunta 07: A respeito da palavra “honra” em I Timóteo 5:17, eu entendi que você falou que ela não tem nada a ver com dinheiro ou sustento. Porém, o contexto diz isto claramente.

A resposta de Frank
Nesta passagem, a palavra significa honra ou respeito. O contexto traz isto. Deixe-me explicar. Primeiro, as palavras específicas que o Novo Testamento usa para “pagamento financeiro” ou “recompensa” são misthos e opsonion. Estas não são usadas na passagem em I Timóteo 5. A palavra grega para “honra” em I Timóteo 5:17 é timês e significa “respeito” ou “valor”9. (A palavra não significava “honorário” no primeiro século. Ela nunca foi usada com esta conotação no Novo Testamento, nem na literatura secular do primeiro século). Os pastores/presbíteros que trabalham bem devem ser respeitados ou valorizados pela igreja. Esta mesma palavra (timê) é usada em I Tim. 6:1, onde Paulo diz para os escravos respeitarem seus donos. De fato, a palavra timê é usada quatro vezes em I Timóteo, e ela significa respeito em cada um dos casos.

Segundo, todos os crentes são chamados a honrar (timê) uns aos outros (Rom. 12:10). Seria absurdo pensar que Paulo, em Romanos, está dizendo aos cristãos para pagar uns aos outros. Os presbíteros que servem bem devem receber maior honra – ou maior respeito. Terceiro, o fato de que respeito é o que Paulo tinha em mente vem à tona no verso seguinte (I Tim. 5:19). Paulo diz que os presbíteros não devem ser acusados (ou desonrados), a menos que duas ou três testemunhas confirmem a acusação. O que eu vejo Paulo dizendo é que assim como um empregado merece dinheiro e assim como um boi que trabalha merece comida, um presbítero na igreja, que serve à igreja bem, merece dupla honra. Não apenas honra, como todos os irmãos e irmãs merecem, mas dupla honra. Isto é, maior respeito. Assim, eu o vejo fazendo uma analogia. Ele não está falando de pagamento financeiro ou salário. Se nós entendermos assim, então Paulo está contradizendo o que ele disse a esses mesmos presbíteros de Éfeso, cinco anos atrás (Atos 20). Ele disse a eles para não tirar dinheiro do povo de Deus. Deixe-me fechar com este ponto. Se vocês decidem puxar este verso para significar que o povo de Deus deve dar dinheiro aos presbíteros, guarde na mente este fato. Esta é uma passagem onde um obreiro antigo (Paulo) está dizendo a um obreiro novo (Timóteo) que os presbíteros devem merecer honra em dobro. Se vocês, presbíteros, disserem ao povo da igreja que eles devem lhes dar dinheiro, vocês estão fora dos limites bíblicos. Por que se a passagem significa o que vocês pensam – e eu lhes dei razões pelas quais esta não poderia significar isto – então vocês não têm o direito de exigir isto do povo de Deus. Isto é adequado a um obreiro extra-local que conheça bem a vocês e aos santos.

Pergunta 08 : O desenvolvimento da igreja no primeiro século é um processo dinâmico, não um processo estático. O que aconteceu em Jerusalém não foi exatamente o que aconteceu em Antioquia. E não exatamente o que aconteceu na Galácia. Nem exatamente o que aconteceu em Éfeso etc. Quando Paulo escreve para Timóteo, nós podemos supor que já aconteceu um desenvolvimento da igreja, por que ela é um organismo que desenvolve. Se somente olharmos para Jerusalém como modelo, nós perderemos muito da igreja. Se nós olharmos então para as igrejas do primeiro século, elas não eram divididas. Elas não eram denominações. Havia somente uma igreja. Aigreja crescia mais do que ela cresce no contexto de vocês. Em uma pequena igreja como a sua, os pastores-presbíteros podem trabalhar secularmente. Mas num desenvolvimento dinâmico, a igreja cresce muito. Por causa do crescimento orgânico, alguns pastores se dedicam cem por cento ao seu presbiterato. Em Timóteo está dito que os presbíteros que governam bem, especialmente aqueles que trabalham duro, a palavra traduzida significa “trabalhar até ficar exausto” de ensinar e compartilhar. Eles dão suas vidas para a pregação e para o ensino dos irmãos por causa do grande número de discípulos. Eles têm que dedicar 100% de suas vidas à igreja. E o crescimento orgânico da igreja requer este trabalho. Isto não é um pastor pago. Isto é apenas uma necessidade do Corpo; pagar esta pessoa para que o Corpo continue funcionando. Eu não vejo uma contradição entre esta necessidade e o espírito do Novo Testamento.

A resposta de Frank:
Irmãos, eu não acredito que a igreja do primeiro século tenha evoluído para algo melhor. Quando você olha para o desenvolvimento da igreja nos primeiros quatro séculos, ela evoluiu e regrediu, ao invés de evoluir. Eu não acredito que um clérigo pago – qualquer que seja o nome que vocês queiram dar a isto, homens com salários, presbíteros pagos – seja um desenvolvimento orgânico ou positivo. Eu não creio que isto seja melhor do que o que aconteceu no primeiro século. Não mais do que a evolução do sacerdócio Católico. Essas coisas aconteceram bem cedo na vida das igrejas – dentro de trezentos anos.
Deixem-me dizer algo mais. Se uma igreja está funcionando como deveria – se obreiros extra-locais estão ministrando a ela periodicamente – se cada membro está funcionando, carregando sua responsabilidade, ministrando e cuidando de problemas, eu não vejo porque, afinal, algum irmão teria que parar de trabalhar para se preparar para o ministério! Isto, para mim, indica que a irmandade quebrou. Isto indica que os irmãos pararam de cuidar da igreja. Quando isto acontece, um ministro de tempo integral se torna necessário.

Agora eu vou lhe dizer isto: eu não tenho nenhum problema com irmãos ou irmãs que, por gratidão e como parte do dar honra dobrada, abençoam alguns irmãos que realmente pastoreiam os santos no que fazem. Levando-os para jantar. Abençoando-os com um presente financeiro de vez em quando. Comprando-lhes roupas. Mas, irmãos, isto não é ser clérigo profissional! E foi isto no que a igreja se tornou. Nós podemos encontrar o que quisermos no Novo Testamento se procurarmos bastante. Porém, presbíteros pagos não será encontrado em nenhum lugar do Novo Testamento. Novamente eu lhes dou as palavras de Paulo aos presbíteros de Éfeso: “Sigam meu exemplo. É melhor abençoar do que receber.” É nisto onde eu firmo minha posição. É aí onde os irmãos com quem me reúno e com quem trabalho firmamos nossa posição. E eu vou lhes dizer uma coisa: A maneira com que o povo de Deus olha para vocês mudará se vocês não tirarem dinheiro deles. Deixem-me acrescentar algo de modo mais prático. Eu tenho sido um cristão há um longo tempo. E eu nunca vi em toda a minha vida um homem que receba um salário do povo de Deus não ser separado deles como alguém superior, e alguém de uma classe diferente. Nem eu nunca vi uma pessoa local que receba um salário consistente do povo de Deus não prejudicar o funcionamento da igreja. Eu não estou falando de apóstolos itinerantes; isto é outra estória. Estou falando de um homem de uma igreja local. Eu nunca vi uma pessoa dessas, que seja paga, não prejudicar o funcionamento do povo de Deus a quem esteja servindo.

Os motivos de vocês ao receberem dinheiro do povo de Deus podem ser puros. Eles podem se encaixar no que este irmão está dizendo. Mas, se há uma necessidade na sua igreja, tal que alguns irmãos precisem largar seus empregos, então a irmandade não está funcionando adequadamente. E vocês precisam de ajuda externa para mudar isso. Os santos também vão olhar para vocês de modo diferente. Vocês estão se separando deles com esta prática. Isto não se harmoniza com a história, por causa disto. Eu sei que esta é uma palavra dura, mas é verdade.

Pergunta 09 : Eu queria dizer que o Apóstolo Paulo foi um exemplomomentâneo. Paulo nem sempre trabalhava com suas próprias mãos. Isto foi ocasionalmente. Em Coríntios, ele citou passagens do Velho Testamento para fundamentar sua crença de ser sustentado. Mas ele foi muito honroso e renunciou este direito para ser um exemplo para que os santos fossem servos. Você não deve privar um boi de seu alimento. Isto foi dado a outros que tinham direito de receber dinheiro.

A resposta de Frank:
Irmão, eu aprecio você ter trazido isto à tona. Em I Coríntios 9, Paulo deixa muito claro que um apóstolo, um enviado, alguém que viaja para plantar igrejas, um obreiro extra-local, tem o direito de receber dinheiro do povo de Deus. Como você disse, Paulo reclamava este direito. Mas essa passagem somente pode ser aplicada a esse tipo de pessoas hoje. Ela não está falando de homens locais. Ela não está falando de pastores-presbíteros. Está falando de obreiros extra-locais. Agora eu quero dizer isto a vocês. Nós viajamos e plantamos encorajamos igrejas. Nós não tiramos dinheiro do povo de Deus para suportar nossas próprias necessidades. Nós trabalhamos com nossas próprias mãos. Nós nos pagamos. Nós não temos que fazer isto. Nós podemos receber sustento do povo de Deus. Por causa do nosso chamado, nós temos esse direito, mas escolhemos não usá-lo pelas mesmas razões que Paulo evitou esse direito a ele mesmo. Agora, como vocês disseram, quando Paulo estava na estrada, algumas vezes ele recebeu dinheiro das igrejas que havia plantado. A única igreja que deu algo a ele foi Filipos. Ela deu a ele quatro presentes. E isto foi tudo. Ele não receberia dinheiro de uma igreja enquanto ele trabalhava com ela. Paulo diz isto em I Coríntios 9. Ele diz: “Quando estive entre vocês eu não recebi nada de vocês.” Porém, quando ele estava viajando, ele receberia ajuda para suas viagens. Mas, somente Filipos ajudou. I Coríntios 9 é para plantadores de igrejas, não para homens locais.

Pergunta 10 : Frank, é a liderança dos pastores-presbíteros, o principal problema que existe no momento, impedindo a Deus de ter sua igreja como ele a quer? É este o principal problema? Você disse mais cedo que isto é um problema maior do que as obras diretas de Satanás. Existe algum outro problema que Deus tem, e que deveríamos saber sobre ele? Nós queremos saber quais são as coisas mais importantes que deveríamos afastar de nós e assim cooperar com Deus.

A resposta de Frank:
Eu aprecio sua pergunta, irmão. Existem muitos problemas que temos hoje em dia. Muitos. Eu falo por todos aqui hoje. Mas eu creio que o número um a impedir-nos de ver a gloriosa Noiva de Cristo funcionar livremente em toda a sua beleza é o moderno papel pastoral que herdamos da Reforma e cujas raízes estão no sacerdócio católico. Creio que este é o impedimento número um para a libertação do povo de Deus. Funcionar livremente como o Corpo de Cristo significa expressar Jesus Cristo juntos. O ofício de pastor prejudica isto. Esta é a minha observação. Eu creio que hoje, neste salão, é o que o Senhor está dizendo para nós. Este é o problema com o qual temos que lidar hoje.

Pergunta 11 : Irmão Frank, a palavra que você compartilhou hoje, bem como seus livros, fazem uma boa reconstituição do primeiro século. É muito interessante. Eles colocam uma nova luz sobre como a igreja e a obra funcionavam nos dias de Paulo. Isto é muito interessante. Mas, existe um risco. Nesta manhã, você reconstituiu a história. O risco é colocar o contexto histórico no mesmo nível das Escrituras. E, de repente, nós não sabemos o que é bíblico e histórico e o que não é bíblico. O que é história? O que é Escritura e o que é novela ou melodrama? Assim, eu creio que a Bíblia subsiste por si mesma. Recriar o contexto histórico não é necessário. Ao invés de dar peso ao argumento, você o enfraquece.

A resposta de Frank:
Eu vou responder isso brevemente. Isto levará não mais do que duas horas. (risos). Primeiramente, toda vez que alguém vem ao Novo Testamento, ele necessita interpretar o que está lendo. Você não pode ler o Novo Testamento sem interpretação. O que a maioria de nós foi ensinada a fazer é interpretar tirando versos para fora de seu contexto, e então colocando-os juntos para construir nossas doutrinas. É por isso que temos milhares de denominações diferentes no Cristianismo Protestante. Quando o Novo Testamento foi originalmente escrito, ele não tinha capítulos nem versos. Os capítulos foram formatados em 1227. Os versos foram divididos nos anos 1500.

Então, temos que interpretar quando lemos. Não podemos escapar disto. É importante que tenhamos o livro de Atos cronologicamente, junto com as cartas de Paulo e as outras epístolas. Irmãos, se não fizermos isto, então podemos fazer a Bíblia dizer qualquer coisa que quisermos. Isto é fácil fazer. Temos que conhecer o contexto histórico, a história, se quisermos entender o que estamos lendo. Os crentes do Novo Testamento e os apóstolos fizeram isto. Se vocês os ouvirem pregar no Novo Testamento, Estevão e Paulo, por exemplo, eles contam a história do Antigo Testamento em suas mensagens. E sempre que eles citam as Escrituras do Antigo Testamento, eles o fazem com o contexto. Eu estou escrevendo um livro que conta a história da igreja do primeiro século11. Ele não está escrito num estilo novela, então, nada nele é fictício. Ele é uma sinopse da história do primeiro século. Ele é baseado no Novo Testamento – nos Evangelhos, no livro de Atos, nas epístolas e no Apocalipse. E também é baseado em fatos históricos. Exemplo: o sul da Galácia tinha quatro centros urbanos chamados Antioquia da Psídia, Icônio, Listra e Derbe. Muitas pessoas lá eram pobres e iletradas. Nós sabemos disto. Isto ajuda a entender o Novo Testamento.

O que você ouviu nesta manhã foi baseado em fatos do Novo Testamento. E nós olhamos para as Escrituras. Tudo o que eu fiz foi pôlos em seu próprio contexto. Irmão, você tem uma escolha. Você sempre interpretará o Novo Testamento. Você não pode lê-lo sem interpretação. Você irá interpretar o Novo Testamento fora de ordem – fora de seu contexto – pegando versos de diferentes cartas e colando-os
juntos? Isto não é a Palavra de Deus! A Palavra de Deus tem um contexto! Posso fazer uma afirmação, irmãos? Algo aconteceu hoje neste salão. Um bom número de vocês trouxe esta idéia em sua mente. Vocês pensaram, “Ah, eu irei simplesmente através do Novo Testamento. Eu construirei meu próprio modelo, que justificará minha prática atual, com a qual eu já estou confortável.” Irmãos, não façam isto. Vocês não aprenderam isto de Cristo.

Pergunta 12 : Depois de ouvir isto, parece que nossa estrutura é errada. Nossos corações sabem que nós amamos ao Senhor. Nós somos uma igreja porque cremos no nome de Jesus e confessamos Jesus. É complicado levantar perguntas porque se baseiam naquilo que nós deveríamos deixar. Você começou com a base de que nós deveríamos deixar certas coisas e colocá-las de lado. O que nos une em Cristo, Frank, para estarmos juntos? Deixe-me explicar. Existem muitos irmãos nesta região, que têm lido os seus livros e estão pensando que devem nos deixar. E nós convidamos você para que pudéssemos estar em união. Você pode nos dar alguma orientação nisto?

A resposta do Frank:
Eu vou repetir algo que já disse antes. Isto é importante. E responde a sua pergunta. Irmãos, nossas visões de liderança são diametricalmente opostas. Se a maioria de vocês for honesta, vocês concordarão com isto. Porém, se não concordarem, isto não afeta o meu relacionamento, como irmão no Senhor, com vocês. Mas, eu não apoio e não posso concordar com esta forma de liderança. Eu vou repetir que, mesmo que nós não concordemos, eu não vou tomar ninguém do pessoal de vocês.

Mas eu vou lhes dizer algo. Isto não é uma profecia do Espírito. Mas é o que eu estou vendo. Se as coisas não mudarem, muitos do pessoal de vocês vão sair. Isto vai acontecer. Eu quero repetir que a principal tarefa de vocês como servos do Senhor é libertar pessoas. Servi-las. Não controlá-las e nunca pôr medo em seus corações.

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