terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A última que morre

 

É o que todo mundo diz: a esperança é a última que morre. Mas morre. Como fazer para mantê-la viva ? Antes de responder essa pergunta, acho que uma outra tem de ser respondida primeiro: por que a esperança morre?

Essa é uma questão, cuja resposta, talvez, seja tanta quanto há de seres humanos. Entretanto, há uma história na Bíblia que, penso, apresenta uma causa mortis que, provavelmente, está por detrás da maioria dos óbitos. Está registrada no evangelho escrito por João (discípulo de Jesus), no capítulo 5, do verso 2 ao verso 15. Havia em Jerusalém, no tempo de Jesus, um tanque chamado betesda, onde, segundo crença da época, de quando em quando, descia um anjo.

O anjo agitava a água do tanque e quem primeiro entrasse nele, enquanto a água era agitada, era curado de toda e qualquer enfermidade. Você pode imaginar o nível de superlotação do lugar !

Entre os enfermos, havia um tetraplégico que já estava neste estado há 38 anos, pode-se imaginar há quanto tempo ele freqüentava o lugar (já fazia parte da paisagem, pobre homem!), antes mesmo de Jesus nascer, ele já estava doente, e possivelmente já estava tentando a cura.

Jesus aproximou-se dele (talvez ninguém o notasse mais, porém, Cristo o notou) e perguntou-lhe: você quer ser curado? Sabe o que ele respondeu? "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto eu estou tentando entrar, outro chega antes de mim."

Jesus fez uma pergunta e ele respondeu outra. Ele havia perdido a esperança.  E por que a perdeu ? Por falta da solidariedade humana: "não tenho ninguém...".

Há muito milagre esperando por solidariedade humana para acontecer. E a ausência desta é, penso, a mais incidente causa mortis da esperança.

O pior é que, quanto mais observamos a sociedade em que vivemos, mais e mais nos damos conta da escassez  progressiva da solidariedade.

Como evitar a morte da esperança?

Lembrar que há uma solidariedade que nunca desaponta: a divina.

"Não tenho ninguém" - disse o homem. "Tem a mim" disse Deus em Cristo Jesus. Jesus o curou.

Não perca a esperança. Por que? Porque, desde há 2000 anos, Jesus Cristo está passando por aqui: ouvindo aos que ninguém mais ouve; notando os que ninguém mais nota; socorrendo aos que ninguém mais socorre. Gerando, até mesmo, solidariedade entre os homens. É o que a Bíblia chama de tempo da graça. Clame a Jesus Cristo, ele está mais perto do que você imagina.

Jesus não ligou para sua resposta, na verdade não viu nele esperança, não viu nele fé, não viu nele motivação, ninguém orou por ele, ninguém o evangelizou, ou o convidou para ir a igreja, mesmo assim Jesus foi até Ele, e havia centenas de pessoas enfermas naquele lugar, mas somente ele foi curado, Assim o Cristo vivo, vai até você, e o cura, não somente sua doença na carne, mas ressuscita sua esperança, a esperança de viver em cristo, de ter seu nome escrito no livro da vida, e de viver a vida que Cristo conquistou na cruz por você.

Voce deve ter ouvido, que para um milagre acontecer em sua vida é necessário fé, mas alguém pode me dizer se esse homem teve fé ? Não, quem perdeu a esperança não tem fé, mas Cristo ainda vive, ainda o ama, e mesmo sem esperança, esta a sua frente disposto a ignorar sua falta de fé, para lhe amar.


Aleleuuuuuuuuiiiiiiiia   a esperança Ressuscitou

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Desconfiança e insatisfação.




O que é o pecado senão a desconfiança, vemos que sempre que pecamos, é porque faltou confiança em nós para com Deus, e quando isso se repete por muito tempo, gera em nós uma vida de insatisfação, monótona, vazia.

Eva estava bem no Éden, tinha tudo que poderia ter, mas ao ser tentada, e ouvindo as palavras da serpente, que a enganou, preferiu confiar na mentira do diabo, que na verdade de Deus, e essa desconfiança para com o criador gerou o pecado. Assim sempre que desconfiamos de Deus, pecamos.

Caim ofereceu algo a Deus seguindo seus próprios planos  e não pela fé, achando que poderia fazer da sua maneira, isso é tentar fazer as coisas sem Deus, sem a orientação divina, é o mesmo que ter que matar um leão por dia, correr em busca de suas realizações, de seus sonhos de seus planos, pois na mente da pessoa, “ SE EU NÃO CORRER ATRAZ DOS MEUS ENTERESSES, DEUS NÃO ME DARÁ “, isso acontece porque ? Porque desconfiamos de Deus, e por consequência, Caim não agradou a Deus, assim como muitos hoje em dia, e ficam irados, vazios, sem vida.

Não cremos que Ele tem um plano de amor para nós, que Ele tem uma namorada linda, doce, amada para mim, ou um homem abençoado para ela, que devo correr atrás do emprego, da salário, da casa, do carro, porque se não o fizermos Deus não nos dará, isso é desconfiança, o contrário de fé.

Que Pai não daria tudo por seu filho ? Que mãe, que pai, não cuidaria de seus filhos com amor, lhe dando tudo que necessitam, e até além do que precisam, e também lhe fariam herdeiros de tudo que possuem ? Deus é um Pai de amor, e tem feito promessas de paz, de vida para todos os seus filhos. Ele nos fez herdeiros da vida que Cristo conquistou na cruz.

Todos nós fizemos escolhas a vida inteira, corremos atrás de tudo que queríamos, e após um longo tempo, nos vemos frustrados, vazios, porque ? Porque nossos planos se frustram, ai hoje somos chamados a confiar em Deus, e desconfiar de nós mesmos. Fé é acreditar num Pai de amor, que cuida de seus filhos, fé é ir na contra mão do mundo, fazendo ao contrario do que sempre fizemos, fé é se entregar ao Senhor, e confiar de olhos fechados no Pai.

Confiar em Deus é voltar ao plano original para nossas vidas.

Se esta cansado de errar, frustrado, vazio, quero qu saiba, que os planos do Pai não podem se frustrar, se renda a Ele, se entregue a Ele.

Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Jó 42:2


Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança. Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: Salmos 37:3-5

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Matar um Leão por dia ou ser Ovelha



A ideia de se falar que tem liberdade de escolha, EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO, de tentar dizer que tem que ter motivação, é uma forma de mostrar poder , que o ser humano é dotado de poder, mas na pratica não acontece, o desanimo é mais forte e acaba vencendo, e mesmo aqueles que vencem e se tornam símbolos do profissionalismo, da perseverança, o crédito não vem de sua motivação, e sim de Deus, como aconteceu com os Reis no Passado, da Babilônia, da Assíria, de Israel, do Egito, Roma, etc.. É Deus quem levanta Reis e os faz cair.

Fazer o homem pensar que depende somente dele, é faze-lo desviar de Deus, da dependência de Deus, colocar na mente humana que tem que matar um leão por dia, e faze lo pensar que é um predador, mas a bíblia nos mostra que somos ovelha, e ovelha não mata um leão por dia, não é predadora, ovelha é dependente, e porque o mundo quer faze lo acreditar que você tem que ir atrás de suas realização, é dizer que Deus não lhe dará se você confiar nEle, que você é predador, não ovelha.

Davi era Pastor de ovelhas e escreveu o salmo 23. O Senhor é meu Pastor e nada me faltará. Davi sabia que ovelha é dependente do pastor, a ovelha não é como o cão, o gato, o leão, a cobra, a águia, que todos vão atrás de suas refeições, são predadores, a ovelha é dependente do Pastor em tudo, para serem conduzidas a verdes pastos, a aguas tranquilas, e ao refrigério da alma. Davi sabia o que é ser ovelha, é confiar plenamente no Senhor, para tudo, é ir na contra mão do mundo, não ter pensamentos de EU QUERO, EU POSSO, EU CONSIGO, é creditar suas conquistas , seu animo, sua persistência, sua determinação, tudo ao Senhor.

Davi era Pastor de Ovelhas, e passou a ser Rei de Israel, Deus o tirou por detrás das malhadas e o fez Rei, o maior rei de sua nação até os dias de hoje, mas a bíblia enfatiza o tempo todo que Deus dava vitórias a Davi por onde ia, assim Davi subjugou reinos, aumentou os limites de Israel duplicando seu reinado, mas sabia o tempo todo que isso vinha de Deus, e não dele mesmo, sabia que Deus lhe dava animo, ousadia, persistência.

Quando pensamos que podemos fazer as coisas por nossos ânimos, saímos a procura de nossas conquistas, de namorado, casamento, emprego, empresa, um bom salário, imóveis, e isso com nossa determinação, então Deus cruza os braços e entrega o homem para o homem, Rm 1:24, e deixando que se virem sozinhos, pois acreditam que podem, e ai ficamos anos e anos frustrados, vazios, machucados, até um dia cansados de lutar, nos entregamos ao senhor e confiamos em sua providencia.

Faça isso hoje, que seja seu dia, desista de matar um leão por dia, e seja ovelha, dependa do Senhor, confie no Senhor, entregue a ele sua vida, seu coração, sua alma, sua vida, deixe o pastor Jesus Cristo guia-lo a verdes pastos a aguas tranquilas, deixe que Ele refrigere sua alma.


O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Salmos 23:1-3


E Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os sírios ficaram por servos de Davi, pagando-lhe tributos; e o Senhor guardou a Davi por onde quer que ia. 2 Samuel 8:6

E pôs guarnições, em Edom, em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomeus ficaram por servos de Davi; e o Senhor ajudava a Davi por onde quer que ia. 2 Samuel 8:14

Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. 2 Samuel 7:8


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Livre Arbítrio



Que todos temos Arbítrio, não discuto, mas que esse Arbítrio é livre, ai tem algumas coisas a se considerar.

Para se ter liberdade de escolha, deveríamos ter o controle absoluto de nossas emoções, se amo alguém que não me ama, então simplesmente escolho não amar e pronto, não fico sofrendo em vão, controlo meu coração, meus pensamentos e pronto, mas todo mundo sabe que isso não existe, sofremos anos por pessoas que não nos amam, e mesmo quando estamos feridos, magoados com alguém, perdoamos, mas não saem da mente, as vezes perdemos o sono por algo que não queremos mais lembrar, isso tudo mostra que o arbítrio não esta livre.

Pare se ter liberdade deveríamos ter controle absoluto sobre nossa vontade, decidimos estudar, fazer um curso, um regime, academia, parar de fumar, ser mais gentil, se dedicar mais ao trabalho,  mas o animo logo se vai, esquecemos o curso, não estudamos, deixamos o regime, não para de fumar, não vai a academia, e ainda chega atrasado n trabalho, fica muito tempo no watzz, no facebook, e aquele planejamento lindo de começo de ano, acaba em fevereiro, esse arbítrio esta aprisionado mesmo.

Pare se ter liberdade de escolha deveríamos ter controle absoluta de nossa vida, mas quando estamos sendo formados no ventre materno, o código genético já determina e teremos tendência sermos obesos ou não, a ser alto ou baixo, a cor da pele já esta determina, pessoas já nascem cegos, doentes, e sem nenhum poder de decisão muitos morrem criança, ou são deficientes, isso parece nos mostrar que não temos nenhum controle. Fora as pessoas que acordam de manhã determinados a vencer, e durante o dia uma pessoa rouba seu carro, assaltam sua casa, ou até se envolvem num tiroteio e morrem, parece mesmo que temos liberdade de escolha ?

A ideia de escrever tudo isso, é mostrar que não temos essa chamada liberdade de escolha, mas Deus sim, tem todo poder, Ele é poderoso, onipotente, onipresente, tem todo conhecimento e inclusive poder sobre nosso coração, quando entendemos isso, e o amamos por isso, e nos rendemos a Ele, passamos a confiar nEle, a ter prazer em tudo que Ele nos ensinou através das escrituras, e ai sim, como somos dele de corpo, alma e espírito, o propósito divino se cumpre em nós e passamos a entender o propósito da vida, o sentido da vida, afinal de onde viemos, para onde vamos, o que estamos fazendo aqui, sim tudo isso é para a Glória de Deus, tudo se cumpre nEle, “ Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Rm 11:36

O Homem é escravo do pecado, mas quando entregue a Cristo, ele passa a ter liberdade, e assim Deus que o comprou do pecado, passa a dirigir sua vida totalmente




Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Provérbios 20:24

Eu sei, Senhor, que a vida do homem não lhe pertence; não compete ao homem dirigir os seus passos. Jeremias 10:23

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. Provérbios 16:1

Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. João 6:37