quarta-feira, 26 de novembro de 2014

I Corintios 12, os espirituais


A Igreja de Corinto se localizava na região da Grécia, uma cidade portuária, e assim vivia a influencia constantes da cultura grega no tocante a mulher liderar por causa da Diana dos efésios, as reuniões eram marcadas por muito descontrole emocional, onde todos falavam ao mesmo tempo, uns em linguás, outros profetizavam, tudo ao mesmo tempo, e ainda tinha a questão da prostituição, visto que por ser uma cidade portuária, tinha muito embarque e desembarque de navios, comércio, etc..

Paulo escreve aos Corintios explicando que todos os dons vem de Deus, mesmo o dom da ciência, do conhecimento, não apenas as línguas e profecias, tudo vem de Deus e deve ser usada para a gloria de Deus. O objetivo de cada dom é auxiliar a igreja de Cristo, assim não faz sentido um dom de línguas estranhas que não há interprete, imagina numa reunião alguém explicando a palavra de Deus em grego, ninguém entenderia, assim não faz sentido o dom de línguas, se não há interpretação, tudo deve ser feito com o objetivo de auxiliar a igreja de nosso Senhor, se algo é feito para apenas uma pessoa, então que se faça em casa sozinho, ele e Deus.

Embora as pessoas busquem variados dons, como sabedoria, profecia, ou de operar maravilhas, Paulo termina o capítulo 12, falando de algo que é ainda melhor, e no capítulo 13, o apostolo vai mostrar o que se deve ser buscado, o Dom do amor.

Esse amor que Paulo fala esta acima de fazer boas obras, esta acima de ter boa vontade, pois imagina, doar toda a sua fortuna aos pobres não é amor ? Paulo diz que mesmo que alguém fale em línguas dos anjos ou dos homens, e mesmo que distribua toda a sua fortuna aos pobres e não tiver amor, de nada adiantaria. Aos olhos do apostolo não, o amor aqui em evidencia no capítulo 13 de I Corintios, é o amor Agape, o amor de Deus, que da sem buscar nada em troca, sem querer reconhecimento, é o amor que vem de Deus , nós não conhecemos esse amor, a não ser que Deus o derrame sobre nós. Esse amor , esse dom deve ser o alvo de todo cristão, 

Os dons de profecia, línguas, ciência , cura, operar maravilhas estão infinitamente abaixo do dom do amor, pessoas podem ter todos esses outros dons e ainda não serem salvos. Isso mostra que ter dom não é garantia de salvação.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade Mateus 7:22-23

O Dom do amor, é perfeito, ele da toda honra, toda gloria a Deus, Deus esta no centro de tudo em nossa vida, assim todo aquele que tem o amor de Deus é dirigido por tamanho conhecimento de Deus, que jamais se perderá. 

Um dia cessará a profecia, as línguas e a operação de maravilhas, mas o dom do amor, permanecerá, pois ele é eterno


Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:10-13

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma benção mesmo, espero que aconteça mais vezes.

    ResponderExcluir