Vamos começar com o Senhor Jesus Cristo. Vocês têm que se lembrar que Jesus veio a terra num tempo em que os Romanos estavam no poder. E os Romanos tinham certo tipo de liderança que marcou sua sociedade. Eles receberam esse modelo de liderança dos Babilônicos e dos Egípcios. Mas, os Romanos o levaram à perfeição.
Este modelo era a estrutura de liderança hierárquica. No meu país, nossos militares são padronizados conforme esta estrutura. Os Romanos eram grandes guerreiros, então isto funcionou bem para eles. Você entende de hierarquia? Você tem alguém no topo, então tem alguém abaixo deste, e então alguém lá embaixo. Aquele no topo tem mais autoridade que o outro abaixo dele. A pessoa abaixo tem menor autoridade do que o que está acima dele, e assim por diante. É um modelo descendente de autoridade. É uma autoridade de cima-parabaixo.
É um estilo “relacionamento de comando”. Os Romanos aperfeiçoaram esta estrutura. Ela era parte de sua cultura. Com isto em mente, ouça as palavras de Jesus Cristo. Mateus 20:25: “Vocês sabem que os governantes dos gentios mandam neles e que os seus grandes homens exercem autoridade sobre eles.” A palavra grega para “autoridade” é exousia. Irmãos, vocês podem ler o Novo Testamento do início ao fim e jamais encontrarão esta palavra exousia (autoridade) num contexto onde um crente em Cristo tem exousia (autoridade) sobre outro crente! Você nunca encontrará isto no Novo Testamento. Isto não está lá.
Vamos em frente. Jesus disse, “Os governantes dos gentios (Romanos) mandam nos que estão abaixo deles, exercendo autoridade sobre eles.” A palavra grega para “exercem autoridade” é katexousiazo.
Kata significa acima ou sobre. Exousiazo significa exercer autoridade sobre alguém. Então, katexousiazo significa autoridade de-cima-parabaixo.
Isto se refere a liderança hierárquica. E Jesus está condenando isto! Jesus também usa a frase “mandam neles” (ou “exercem domínio sobre eles”) para descrever esta forma de liderança. A palavra Grega para “mandar” é katakurieuo. Fique com isto em mente.
De acordo com Jesus, os gentios exercem autoridade de cima para baixo. Eles estão governando as pessoas. Eles estão dominando as pessoas. Eles estão controlando as pessoas. Isto sempre acontece com estruturas hierárquicas de autoridade descendente. Isto cria uma cultura de controle e opressão.
Mas, o nosso Senhor diz: “Não deve ser assim entre vocês!”. Jesus Cristo, quando veio para esta terra, foi a pessoa mais livre que já tocou este planeta. Seu trabalho principal foi libertar pessoas. Ele é o Grande Libertador. Nos seus dias, ele libertou as mulheres. As mulheres o seguiram aonde ele foi. E quando ele morreu na cruz, eram as mulheres que estavam lá e ficaram com ele. Quando ele ressurgiu dos mortos, foram as mulheres que vieram a ele primeiro. Jesus Cristo tinha uma visão muito exaltada dos seus seguidores. Ele tinha uma visão exaltada das mulheres num tempo em que elas eram oprimidas e suprimidas. Ele era um libertador. Isto é muito importante, irmãos. Existe algo no seu Senhor que é libertador, que torna as pessoas livres.
Jesus diz: “Quem quiser ser grande entre vocês, os meus discípulos, deve ser servo de vocês”. Eu vou fazer uma declaração muito importante nesse ponto ao qual iremos voltar. A marca de um servo de Deus é que ele venha a libertar pessoas. Não governá-las. Não controlá-las. Mas, libertá-las. Uma das coisas mais importantes que eu faço quando planto igrejas é libertar pessoas. E este é o ministério de Jesus Cristo.
Agora vamos para Mateus 28. Jesus está pronto para ascender ao céu. Estas são algumas de suas últimas palavras. Vocês estão familiarizados com elas. Mateus 28.18: “Todo poder foi me dado no céu e na terra. Toda autoridade é minha” Agora, irmãos, não existe autoridade, exceto a autoridade de Jesus Cristo! Somente Ele tem autoridade. Não há autoridade a não ser a dele. Isto é importante.
Página 7 e 8 do Livro Conversa Franca Com Pastores – Frank Viola
baixe o livro completo no link abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário