quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Mudando de opinião



Segundo a bíblia é impossível ser feliz sem abandonar a maneira de pensar, sem renovar a mente, tirando a forma antiga de ver as coisas, e adquirindo uma maneira de pensar nova, confiando em Deus. Olhando a lógica das coisas, de dar certo ou errado, é a maneira que o mundo tem de ver as coisas, administradores, investidores, estrategistas, conselheiros, ninguém iria confiar que entregando tudo na mão de Deus daria certo.

Ao analisar uma vida, vemos pessoas sofrendo ha anos, pessoas reclamam que passa ano e sai ano, e as coisas sempre são as mesmas, problemas financeiros, profissionais, emocionais, mas não é porque insistimos em uma maneira falida de resolver as coisas ?  Quando vemos que esta dando errado, não seria prudente abandonar e fazer o que é certo, porque insistir como a velha maneira de resolver as coisas?

O problema é que queremos ter o controle da situação, não queremos fechar os olhos e confiar, acreditar fielmente que Deus vai agir, você acha que é loucura abandonar sua maneira de pensar e adquirir uma nova, você diz que pessoas que fazem isso são loucas, e você se recusa a ser louco.
Olhando para a bíblia vi que Deus gosta dos loucos, loucos não de doença, mas de pessoas que se entregam a Deus, e por isso o mundo lhes chama de loucos, Porque ? Uma pessoa normal iria parar em frente ao mar vermelho e acreditar que ele iria se abrir ? Uma pessoa normal iria marchar contra o inimigo acreditando que quando iniciasse a música adorando a Deus o exercito inimigo iria cair ? 

Uma pessoa normal iria marchar calado sobre muralhas acreditando que na última vez a mesma iria sucumbir ? Uma pessoa normal iria se deitar sobre um cadáver acreditando que o mesmo iria ressuscitar ? só um louco mesmo.

Então, seja louco, saia do padrão do mundo, pare de fazer o que sempre fez, e confia no Senhor,  pare de agir, e confie, pare de fazer, deixa Deus fazer por você, não corra atrás dos teus sonhos, deixa os teus sonhos correrem atrás de você. Mude a sua mente, se permita mudar, e seja como Moises, Josué, Elias, seja louco, tenha fé, acredite em Deus.
O dia em que sua mente mudar, o dia em que você jogar fora sua maneira de ver e de fazer as coisas, o dia em que houver renovação de pensamentos, você então será feliz, porque dai não foi você que escolheu, que conseguiu , que fez, foi Deus que fez pra você.

Pare de se parecer com o mundo, de fazer o que o mundo faz, de pensar como o mundo pensa, pare de se espelhar em pessoas erradas, se molde a Cristo, se espelhe em Cristo, se permita mudar, mude a sua maneira de pensar, mude a sua maneira de ver as coisas, deixe Cristo mudar sua mente, como a lagarta feia, entre no casulo apertado, e seja transformado, passando a voar como borboleta, renove sua mente.

Não haverá transformação em nossas vidas  enquanto não houver a admissão da falência de nossos meios, de nossa forma de agir, quando enfim admitirmos nossa falência, então iremos clamar por mudanças, é ai que entra a transformação.



E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Como deve ser minha oração, Pai salva-me desta hora ou Pai glorifica o Teu nome


           

Jesus estava angustiado por ver chegar o momento da cruz em sua vida, e  sua alma se angustiou muito, então ele pergunta a seus discípulos. Que direi eu?
Uma pergunta, de como deve ser sua oração? Como deve ser a oração do mestre? Mas ele não estava angustiado? Então humanamente falando devia orar pedindo para que o Pai o salvasse daquele momento.
Mas o próprio Jesus diz que ele nasceu exclusivamente para aquele dia e hora. Como fugir de algo bem planejado por Deus para minha vida?
E se ele fugisse daquela hora, não iria pagar nossos pecados, não seríamos perdoados, como vemos o plano eterno de Deus vale mais que a angustia do momento.
Jesus então orou. Pai Glorifica o teu nome. Porque ele orou assim? Porque quando peço a Deus para que Ele faça a sua vontade em minha vida, logo Deus é glorificado, logo participo prazerosamente dos planos de Deus em minha vida.
Uma coisa é certa, os planos de Deus certamente se cumprirão, queira eu ou não, mas quando eu peço isso a Ele, participo de Seus planos de forma prazerosa, os planos do Senhor se cumprirão em minha vida, como da outra forma, mas agora, com o meu pedido, com o meu prazer, e isso me será valioso em minha vida com Deus.
 Logo após a oração de Jesus se ouviu uma voz vinda do céu dizendo assim: Eu já o glorifiquei, e ainda o glorificarei. Mas Jesus não pediu para Deus glorificar o nome de Deus? Então porque Deus diz que glorificou a Cristo.
Quando a vontade soberana de Deus é glorificado, o plano eterno do Pai também o é, e eu estou nesse plano, e eu participo desse plano, assim Deus me abençoa, quando o Plano do Pai se realiza em minha vida.
Esta madrugada alguém estava triste, pois não se sentia usada por Deus, não se sentia um instrumento pronto para o uso divino, mas todos somos instrumentos, todos somos usados, mas na hora da angustia não vemos isso, na tristeza temos a inclinação de nos fechar e não ver quão maravilhoso é o Senhor em nossa vida.  Esta pessoa foi usada por Deus sim, mas ela estabeleceu como Deus devia usar, e não percebeu que Deus a usou de forma mais linda que ela mesmo podia imaginar, mas ela não podia ver, seus olhos estavam fechados pra isso, porque ? Porque criamos um modelo, criamos uma expectativa de como querermos ser usados, e Deus não nos usa como queremos, Ele nos usa além do que podemos imaginar, de forma simples, Ele mudou um coração, pode ter feito uma pessoa solitária feliz, e  o resultado, poderá ser visto daqui há um tempo, o importante é fazer a oração de Jesus e dizer. Pai glorifica o Teu nome, e como resposta você poderá ouvir, Eu já te abençoei minha filha linda, minha amada, eu te usei da forma que você não esperava , mas além do que você havia planejado, mesmo antes do nascer do sol, eu já o havia determinado, e ainda o farei.
Quando formos orar, é bom saber que Deus sabe mais do que nossa mente limitada pode saber, e o Pai amado, nos ama, e embora não possamos entender, a Vontade do Pai é infinitamente melhor que a nossa, então que possamos confiar cegamente na vontade de Deus para nossa vida, ainda que estejamos passando por angustia, como Cristo passou e mesmo assim confiou em Deus.
 Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei    João 12:27-28


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Filho de Deus sofre ?





Diariamente somos confrontados com as seguintes perguntas:

Será que Deus não esta vendo o meu sofrimento ?,
Onde esta Deus que não me ajuda ?, 
Porque Deus vê que eu estou sofrendo e não faz nada ?,

Estas perguntas são feitas porque no nosso intimo entendemos que nada pode dar errado quando se é filho de Deus, e que quando se esta na igreja, tudo tem que dar certo em nossa vida.

E quando vemos pessoas erradas, que só fazem o mal, principalmente pessoas que se dizem cristas, fazendo besteira, e de certa forma, dando péssimo testemunho da palavra de Deus, e ao ver que tais pessoas sempre prosperam, então ficamos mais indignados ainda, e pensamos como o Asafe escreveu no Salmo 73, ele via a arrogância dos ímpios, e mesmo assim sempre prosperavam.

Salmos 73:1-4
Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força

Asafe como um Servo de Deus, ficou angustiado ao ver que ele passava por muitas necessidades, e os ímpios, pecadores, prosperavam, parecia que tudo dava certo para eles. Ele que era um levita, entrava no santuário de Deus todos os dias, dirigia o louvor e adoração de Israel, entrava num templo de quatro paredes, n ao no santuário, tratava a casa de Deus como um prédio apenas, mas teve sua vida transformada, ao escrever o versículo 17.

Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Salmos 73:17


Mas ontem a noite ao ler a palavra de Deus, me deparei com um texto maravilhoso, leiam comigo o texto de Hebreus 12:8

Mas se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos e não filhos.

Ao ler este texto, então cai de joelhos e adorei ao meu Deus, pelos momentos difíceis que estou passando, pela angustia, pela tristeza, pois o Senhor declarava no meu ouvido, que sou filho adotivo de Deus, e não bastardo, Deus me corrige, pois sou filho, Ele me ama, e por isso me disciplina, me educa, sou filho, se fosse bastardo poderia pecar deliberadamente sem correção, mas como sou filho, Deus me corrige.

Meus irmãos, não fiquem ansiosos, não tenham o mesmo sentimento de Asafe, com inveja dos ímpios, porque eles prosperam, Deus esta te tratando, cuidando de você, não quer que sua alma se perca, que após a morte seja condenado, Deus esta fazendo de você uma pessoa melhor, e assim é necessário a fornalha, a cova dos leões, uma ferramenta  necessita da bigorna, para ser útil a seu dono, uma ferramenta que pode ser usada em qualquer obra, assim é voce, Deus o quer com inveja, com ciumes, com orgulho, com medo, e por isso esta te podando, te tratando, te educando.

Amado, se você passa por tribulações, siga o conselho de Paulo em II Corintios 12:10

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte.

E também o conselho de Tiago, filho de José e Maria, que cresceu com Jesus, mas só o reconheceu como Messias depois de muito tempo. Tiago 1:2

Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por provações.

Você não é bastardo, você é filho amado de Deus





quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Os 10 Princípios básicos da Interpretação Bíblica


Eis aqui os dez princípios que devem ser seguidos por quem deseja interpretar corretamente a Bíblia:
1° - denomina-se princípio da unidade escriturística. Sob a inspiração divina a Bíblia ensina apenas uma teologia. Não pode haver diferença doutrinária entre um livro e outro da Bíblia.
2° - Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante.
3° - Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados.
4° - Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.
5° - Primeiro procura-se o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado.
6° - Ler o texto em todas as traduções possíveis - antigas e modernas. Muitas vezes uma destas traduções nos traz luz sobre o que o autor queria dizer.
7° - Apenas um sentido deve ser procurado em cada texto.
8° - O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. (o que poderíamos chamar de "achismos").
9° - Aprender a ler cuidadosamente o texto e fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais. Por exemplo: a) - Quem escreveu? b) - Qual o tempo e o lugar em que escreveu? c) - Por que escreveu? d) - A quem se dirigia o escritor? e) - O que o autor queria dizer
10° - Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente.
Nota Definição de Exegese: Guiar para fora dos pensamentos que o escritor tinha quando escreveu um dado documento, isto é, literalmente significa "tirar de dentro para fora", interpretar.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Compatibilidade segundo Jesus





No que se refere à compatibilidade, homem e mulher são muito diferentes.
Quando meu filho mais velho estava com três anos de idade, fui passear de carro  com ele pela cidade. Um semáforo levou-o a me perguntar o que significava a luz amarela. "Filho", comecei a responder com minha sábia voz paternal, "uma luz amarela significa que precisamos ter cautela".
Sua mente inquisitiva queria testar essa teoria; por isso, fez a mesma pergunta à sua mãe no dia seguinte. "Filho", ela lhe informou, enquanto agitava suas mãos enfaticamente, "uma luz amarela significa ANDE DEPRESSA!"
Sua mãe precisava ir a muitos lugares. Tinha pressa. Mas eu gostava de andar devagar e desfrutar do cenário.

O que é compatibilidade?
O dicionário define compatibilidade como "a capacidade de viver junto em harmonia". Nossa cultura valoriza muito a compatibilidade no casamento, mas acredita-se que é preciso achar a pessoa certa para se conseguir isso. Se você encontrar "aquela pessoa", haverá harmonia. No entanto, a Bíblia ensina que casamentos harmoniosos não são algo natural. Desde a Queda, relatada em Gênesis 3, o pecado nos tornou incompatíveis, porque os relacionamentos se tornaram naturalmente prejudicados e fraturados. Mas o evangelho nos dá esperança de vivermos em harmonia com os outros, quando Jesus reconstrói os relacionamentos. Focalizamos as outras pessoas em vez de focalizarmos a nós mesmos, relacionar com uma pessoa mais frágil e ser feliz, é olhar para a necessidade da outra pessoa, e não da minha, enquanto eu procurar alguém que se encaixa comigo, estarei frustrado, o pecado me tirou essa possibilidade, mas quando olhar para alguém que precisa de mim, e me entregar para completa-la, ai sim, serei completo, pois segundo o evangelho, não me completo quando encontro alguém que me ama e sim quando amo alguém que precisa de mim. Quem procurar salvar sua vida, perde-la a, mas quem por amor de Cristo perder sua vida, irá se encontrar

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Romanos 15:1-6

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

...De noite chamei à lembrança o meu cântico... Sl 77:6




Li em algum lugar, de um passarinho que não canta o que o dono deseja, se a gaiola estiver em plena claridade. Aprende um trechinho disto, outro daquilo, mas nunca uma melodia inteira, até que a gaiola seja coberta e impedidos ali os raios da manhã.

Muitas pessoas nunca aprendem a cantar, até que as sombras caiam sobre a sua vida. O lendário rouxinol canta  comprimindo o peito contra um espinho, o cântico dos anjos foi ouvido à noite. Foi à meia noite que veio o grito:  “ Ai vem o esposo, saí-lhe ao encontro.”

É realmente difícil acreditar que alguém possa conhecer como o amor de Deus é rico e completo para satisfazer e consolar, se o céu da sua vida nunca se escureceu.

A luz surge nas trevas, a manhã surge do seio da noite.

Numa de suas cartas, James Creelman descreve sua viagem através  dos estados dos Bálcãs  à procura de Natalie, a rainha exilada da Servia.

“ Nessa memorável viagem” , diz ele, “ fiquei sabendo que o suprimento de essência de rosas para o mundo vem das montanhas dos Bálcãs. E o que mais me interessou” , continua ele, “ é que as rosas precisam ser colhidas nas horas mais escuras. Os colhedores começam a apanha-las à uma da madrugada e param às duas.

“ A principio pareceu-me uma refinada supertição;  mas investiguei o pitoresco mistério e aprendi que testes científicos haviam provado que na realidade quarenta por cento da fragrância das rosas desaparecia com a luz do dia” .

E na vida e cultura do homem, isto não é um conceito imaginoso ou fantasioso, é um fato.

Quando se sentires na escuridão e sem enxergar nada além de angustias e tristezas , saiba que perto esta o Senhor  de livra-lo , pois um lindo dia esta para nascer, e o sol da justiça irá dissipar todas as trevas, mas permita a Deus extrair de ti o melhor de sua fragrância , seja sua vida um cheio suave ao Senhor, deixem os murmuradores e caluniadores, eles nada tem de Deus, mas você um uma linda Rosa plantada num lindo jardim, cuidado pelo jardineiro Jesus Cristo, que fechou o jardim, e cuidadosamente o poda para que cresça, e  quer  colher uma Rosa linda com uma fragrância divina, entenda uma coisa, “ O verdadeiro louvor, emana da lama ” , foi assim com Ana quando queria ser mãe, com Davi quando fugia de Saul, com Paulo e Silas na prisão de Filipos, e assim também é com você, porque Deus te ama tanto quanto amava aquelas pessoas, a escuridão é uma oportunidade para a luz brilhar, a tempestade é uma oportunidade para vir a paz, e as adversidades da vida surgem para  mostrar que há um salvador, há um Cristo que nos ama.

Imagine uma coisa, você como mãe ou como pai, deixaria seu filho querido passar por uma tempestade, sem estar junto com ele ou ela? Quantos pais e mães quando vão levar seus filhos pequenos ainda na escola, e eles choram, fazem birra, não querem ir, ai os pais insistem, pois sabem o valor da educação, e quando dão tarefas e eles não querem fazer, ai os pais endurecem, brigam, educam pois sabem o valor que tem os filhos debaixo de uma educação, de princípios, mas mesmo assim seus corações quebram, é algo difícil de se fazer, assim o Pai amado nos educa, nos orienta, e nos faz entrar na faculdade da vida, para nos ensinar princípios rígidos de um Pai amoroso, para enfim adentrarmos a vida eterna em Cristo, mas nunca nos prova além de nossas forças, esta ali do lado passando conosco nossas dores e limitando assim nossa angustia, então, creia que o Deus de amor, esta ao seu lado agora, te ajudando a passar por esta escuridão.


Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 1 Coríntios 10:13

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Somos igreja no plural e não no singular



Sozinho, sou um cristão, mas quando me reúno com meus irmãos para adorar, cultuar e aprender do Senhor, então somos a igreja, somos o corpo, somos o templo onde Deus habita, é um erro achar que uma pessoa é a igreja, uma pessoa é o templo do Senhor, assim como Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, também entendemos que uma pessoa sozinha não pode ser igreja, e nem mesmo um casal, pois juntos são um só corpo. É necessário se reunir, congregar, com os irmãos ai sim seremos igreja, e como diz o autor de livro de Hebreus “  Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns Hebreus 10:25 ” . Naquela ocasião não existia templo, construções específicas da igreja, eles se reuniam em casas, e como em Jerusalém existia milhares de cristãos. “Ouvindo isso, eles louvaram a Deus e disseram a Paulo: "Veja, irmão, quantos milhares de judeus creram Atos 21:20 “ O Autor de hebreus ensina que os Cristãos devem se reunir, não importa onde, mas que sejam uma família, um só corpo.



  • Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 Coríntios 3:16


Estágios da graça de Deus em minha vida.



1- Não tem como conhecer a graça, “ favor imerecido” sem antes condenar a mim mesmo, sem antes conhecer que sou o pior dos pecadores, sem antes saber que não conseguirei por mim mesmo. Deus em sua infinita bondade permite, que venhamos a conhecer nossa debilidade, e isso nos machuca sobremaneira, dia a dia, e ai isso nos machuca, pois vemos quem de fato somos, nada, absolutamente nada, nos sentimos a pior das criaturas, tudo que fazemos da errado, tudo que colocamos a mão quebra, deixa de funcionar, essa é a fase de sabemos quem somos.

2- A segunda fase, é conhecermos quem Deus é, grande, maravilhoso, poderoso, amor infinito, amor incondicional, SANTO, e ai quando o sentimos de fato, vemos mais ainda quem somos, pois sua santidade ilumina e mostra nossa sujeira, ai é natural nos sentimos pior ainda, como Isaias disse: Ai de mim que estou perecendo, pois sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Senhor dos Exércitos, ou como Pedro ao perceber quem era Jesus disse: Afasta te de mim, pois sou pecador.

3- A terceira fase, é quando percebemos o quanto mesmo sendo SANTO, Ele nos ama, mesmo sabendo que não somos nada, somos incompetentes, pecadores e mesmo assim Ele nos ama, não há motivos para Ele nos amar, mas Ele nos ama, amor incondicional, nunca ouvimos falar disso, mas agora Deus vem, e diz que nos ama, sabendo quem somos, isso é GRAÇA, pois nós amamos porque alguém é bonito, ou tem algo, ou fez algo por nós, mas o amor de Deus por nós não há explicação.


Ele nos amou, quando nós ainda éramos pecadores. Romanos 5:8

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus
Romanos 3:23,24

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Quer entender o que se passa contigo ?




Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?
Provérbios 20:24

 
Não tem como entender pelos meios humanos, apenas no SENHOR voce conseguirá entender, pois DEUS que esta no controle de Tudo, Somente ELE pode nos explicar o que nos acontece, o que nos traz dor, o que nos traz angustia, e somente ELE nos dará o remédio
 
A palavra de Deus nos declara.
 
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas
Hebreus 1:3

 
Se Ele sustenta todas as coisas, Ele esta no controle de tudo, veja o livramento que deu a DAVi
 
E Saul ia deste lado do monte, e Davi e os seus homens do outro lado do monte; e, temeroso, Davi se apressou a escapar de Saul; Saul, porém, e os seus homens cercaram a Davi e aos seus homens, para lançar mão deles. Então veio um mensageiro a Saul, dizendo: Apressa-te, e vem, porque os filisteus com ímpeto entraram na terra. Por isso Saul voltou de perseguir a Davi, e foi ao encontro dos filisteus; por esta razão aquele lugar se chamou Rochedo das Divisões. E subiu Davi dali, e ficou nos lugares fortes de En-Gedi.
1 Samuel 23:26-29

 
Se Deus deu este livramento a Davi, tambem permitiu que chegasse ao extremo a ira de Saul contra Davi, e também proveu uma guerra inesperada dos Filisteus contra Israel, para livrar a Davi, e ocupar o tempo de Saul, para que este não matasse Davi que estava em aperto.
 
Assim Deus fará contigo, mas nada é obra do acaso, e sim da Providencia Divina em Sua Vida

Eu devo dar tudo de mim , e depois entregar na mão de Deus.




A bíblia nos conta que numa batalha Joabe, o comandante das tropas do rei Davi disse, que daria tudo de si, e somente depois disso descansaria na mão de Deus, e assim seus inimigos fugiram de diante dele.

É desta forma o decreto de Deus, devemos dar tudo de nós, fazer tudo que esta a nossa alcance, não podemos relaxar sem antes dar tudo.

De fato o cavalo se prepara para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor. Proverbios 21:31.

O cavalo , ou cada um de nós deve estar preparado ao máximo, para uma prova na faculdade, para um concurso, para um jogo, devemos dar o máximo de nós, e somente depois disso descansar na mão de Deus, sabendo que Ele nos dará a vitória, ou o descanso.

Caso não tenhamos a vitória, ou o descanso, também devemos descansar sabendo que não era a vontade do Senhor, e que Deus tem planos maiores para nós, que vai além de nossa compreensão.

Eu sei que Deus é soberano, e tem controle de todas as coisas, mas o que me cabe fazer, eu faço com excelência , eu faço o melhor, seja no culto, no trabalho, nos estudos, no namoro ou casamento, e depois, entrego mesmo na mão de Deus o resultado, sabendo que Ele tem o melhor pra mim, seja qualquer coisa.


Esforça-te, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades do nosso Deus, e faça o Senhor o que parecer bem aos seus olhos. Então se chegou Joabe, e o povo que tinha consigo, diante dos sírios, para a batalha; e fugiram de diante dele. Vendo, pois, os filhos de Amom que os sírios fugiram, também eles fugiram de diante de Abisai, seu irmão, e entraram na cidade; e veio Joabe para Jerusalém. 1 Crônicas 19:13-15